20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Quinta edição da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia será realizada na UFSC

spot_img

Quinta edição da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia será realizada na UFSC

spot_imgspot_img

Professores e estudantes da rede estadual de ensino serão protagonistas e participantes da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. A Universidade recebe nos dias 20 e 21 de outubro a 5ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que reunirá 73 trabalhos científicos nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional.

Cada trabalho envolve dois alunos e um professor orientador, além de representantes das Gerências Regionais de Educação acompanhando as equipes. Em média, 300 pessoas estarão diretamente envolvidas. A Feira Estadual de Ciências e Tecnologia é um evento promovido anualmente pela Secretaria Estadual de Educação, para colaborar com a qualificação do processo educativo e valorização científica da Educação Básica.

Os trabalhos foram escolhidos em um processo que reúne 24 avaliadores. A seleção fica a cargo das secretarias de desenvolvimento regionais, por meio das Gerências Regionais de Educação, que promovem suas Feiras Regionais de Ciências e Tecnologia. Cada GERED seleciona dois trabalhos, elaborados por estudantes das escolas públicas de educação básica, a partir da 5ª série do ensino fundamental, orientados por professores da rede estadual de educação.

Para chegar ao evento estadual, aconteceram feiras em 31 Gerências Regionais de Educação, envolvendo, aproximadamente, 1426 alunos e 713 professores, em 713 escolas. Os Centros de Educação Profissional (Cedups) têm vaga garantida.

A premiação prevê troféus para os primeiros colocados e Bolsas de Iniciação Júnior, oferecidas pela Fapesc, para os 140 alunos expositores, no valor unitário de R$ 1.200,00.

Além disso, os primeiros colocados nas categorias Ensino Médio e Educação Profissional terão o direito de representar o Estado na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que será realizada no Rio Grande do Sul até 23 de outubro.

“Percebemos que a cada ano alunos e professores da educação básica aprimoram seus conhecimentos, elevando a qualidade das produções científicas”, avalia a coordenadora das Feiras de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Educação, Sinara Luiza Troina Maraslis. “As feiras aproximam professores e alunos, além de estimular o estudante a aplicar o método científico”, destaca a coordenadora.

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC

O evento será realizado de 20 a 23 de outubro, no campus da UFSC no bairro Trindade, integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este ano, mais de 180 estandes serão abertos à visitação, em uma estrutura que já está sendo montada em frente à Reitoria.

Com uma diversidade que vai de células-tronco a orquídeas, tecnologias de ponta na área de refrigeração ao cultivo de ostras perlíferas, os projetos serão demonstrados nas áreas de educação, saúde, cultura, tecnologia, comunicação, meio ambiente, trabalho e direitos humanos. O público poderá ainda conhecer os “brinquedos” instalados na UFSC e que dão origem ao Parque Viva a Ciência de Florianópolis, visitar o Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade.

O objetivo é o mesmo da Semana Nacional de C&T: mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

As inscrições para minicursos gratuitos que serão oferecidos no período estão abertas no site www.sepex.ufsc.br. A programação prevê também palestras sobre inovação tecnológica e biodiversidade, já que 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade.

Este ano a Sepex integra as comemorações da UFSC no ano de seu cinquentenário, congregando no mesmo evento a 2ª Feira do Inventor e o 20º Seminário de Iniciação Científica.

Mais informações sobre a Sepex: (48) 3721-9915

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img