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sexta-feira, abril 26, 2024
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Seminário de SPC debate mudanças recentes na concessão de crédito para o comércio

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Seminário de SPC debate mudanças recentes na concessão de crédito para o comércio

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Evento da CDL de Florianópolis capacitou lojistas sobre Cadastro Positivo, operação conjunta entre SPC e Serasa e segurança nas vendas

Em menos de três meses, o varejo brasileiro recebeu duas notícias que terão impacto direto na concessão de crédito: a criação do Cadastro Positivo, sancionado pela presidente Dilma Rousseff, e a operação conjunta entre os bancos de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Serasa. Estas recentes mudanças foram alguns dos principais temas tratados no 15º Seminário do SPC, promovido pela CDL de Florianópolis, e que reuniu cerca de 200 pessoas nesta quinta-feira (25), no Lira Tênis Clube, na capital. “O seminário é de suma importância para esclarecer dúvidas de quem atua diretamente na concessão de crédito no comércio, especialmente neste momento em que já está em execução a parceria entre SPC e a Serasa”, define Marco Aurélio dos Santos, diretor de SPC da CDL de Florianópolis.

O Cadastro Positivo, um banco de dados que inclui também as informações dos bons pagadores, foi apresentado pelo presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), Sergio Medeiros. “O sucesso desta ferramenta depende da adesão dos consumidores. Quem tem um histórico de adimplência terá vantagens, pois as taxas de juros serão ajustadas ao risco, o que não acontece hoje”, explica Medeiros. Como ele lembra, o atual modelo de concessão de crédito apenas identifica os inadimplentes, sem prever condições mais facilitadas aos demais consumidores. Outros 120 países (como EUA, Alemanha, México e Chile, por exemplo) já utilizam um sistema semelhante ao Cadastro Positivo.

Segurança no Crédito – Manter uma política de crédito clara, ter processos bem definidos e pessoal qualificado são fatores essenciais para os estabelecimentos comerciais se precaverem de perdas em operações de venda a prazo. Essa é a opinião do consultor Alexsandro Rabello Bonatto, que foi um dos palestrantes do Seminário. Segundo o especialista, as lojas devem ainda ter alguns procedimentos para manter um nível de risco baixo, como um bom preenchimento de cadastro e atenção na hora de conceder o crédito. “O analista de crédito precisa ficar atento em vários fatores na hora de fechar a operação, como avaliar o comportamento do consumidor na hora da compra, sua documentação e, lógico, consultar os bancos de dados disponíveis”, ressaltou.

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