23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

WOA Empreendimentos Imobiliários investe em sustentabilidade

spot_img

WOA Empreendimentos Imobiliários investe em sustentabilidade

spot_imgspot_img

Sistemas de reuso de água e de economia de integram a planta do condomínio da WOA Empreendimentos Imobiliários como uma solução ambiental e econômica

O assunto sustentabilidade está cada vez mais presente nas estratégias de trabalho do setor imobiliário, uma vez que as empresas do segmento estão buscando meios para reduzir o impacto das construções no meio ambiente. A WOA Empreendimentos Imobiliários, em seu empreendimento SIMPHONIA WOA BEIRAMAR, incluiu essas soluções em seus projetos. Conservação e redução no consumo de energia, reaproveitamento de recursos e destinação de resíduos sólidos são algumas das ferramentas implantadas.

A empresa instalou um sistema de captação de água da chuva que será utilizada nas torneiras das áreas comuns, como jardins e também nos vasos sanitários. “A diminuição da água disponível no planeta fará com que nos próximos anos as construtoras, condomínios e demais estabelecimentos adotem novos sistemas para otimizar o uso”, afirma Walter Silva Koerich, diretor da WOA Empreendimentos Imobiliários.

A preocupação se confirma pelos números. Segundo pesquisas divulgadas recentemente pela H2C – Consultoria e Planejamento de Uso Racional da Água, o brasileiro gasta cerca de cinco vezes mais do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 40 litros diários por pessoa. Em média, cada pessoa consome 200 litros/dia. Segundo especialistas, o reuso da água da chuva pode reduzir pela metade os gastos com o consumo de água. Em edifícios comerciais ou residenciais, a economia é em torno de 30% com a captação da água de chuva para uso em descarga sanitária. Se também for utilizada para irrigação de área verde, faxinas, lavagem de estacionamento e áreas comuns, a economia pode chegar a 70%.

A redução do consumo de energia também foi planejada no empreendimento SIMPHONIA WOA BEIRAMAR. Em um dos sistemas haverá a junção de uma placa geradora com uma placa de aquecimento solar, uma novidade no estado, aplicada por poucas construtoras.

A geradora será utilizada para o aquecimento da água das torneiras e do chuveiro, que será aquecida por gás natural, uma energia moderna e versátil, que significa conforto, economia, comodidade e segurança aos seus usuários. Tudo isso com respeito ao meio ambiente.

“A utilização deste sistema não só ajudará ao meio ambiente, por ser uma forma sustentável de economia da energia elétrica, como também representará economia aos moradores, que poderão perceber a redução no valor da conta de luz”, afirma Koerich.

Aliado a esse sistema de geradora, a WOA instalará no empreendimento placas de aquecimento solar que formarão um sistema híbrido. “Esse é outro sistema que irá gerar economia, uma vez que a água já estará aquecida pela geradora e as placas irão auxiliar nesse processo”, declara Walter.

A separação do lixo é outro ponto que a construtora leva a sério. “Os resíduos da obra são separados por categorias como madeira, metal, plástico e papel, para serem destinados a empresas de reciclagem”, relata. Após a obra, serão instalados reservatórios para separação do lixo orgânico e reciclável.

“Acreditamos que as soluções de sustentabilidade serão padrões para as edificações do futuro. Queremos ser diferentes e oferecer soluções diferenciadas com foco na comodidade e na funcionalidade dos moradores”, finaliza Walter Silva Koerich.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img