21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

A cidade vestida para a Copa de 2014

spot_img

A cidade vestida para a Copa de 2014

spot_imgspot_img

Florianópolis acordou no sábado em clima de Copa do Mundo. Pouco importa se ainda não há a definição das 12 sedes, que serão anunciadas no dia 20 de março e que o Mundial será realizado apenas em 2014.

A Capital mostrou aos três inspetores da Fifa, que chegaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, à tarde, o engajamento em escrever o seu nome na história do evento mais importante do futebol.

A Ponte Hercílio Luz, que é um cartão-postal conhecido mundialmente, teve a ilustre companhia de uma bola enchida por gás hélio.

Avaí e Figueirense também não ficaram fora da festa e deram as boas-vindas com faixas estendidas no gramado de seus estádios aos técnicos da Fifa, que sobrevoaram durante 30 minutos os principais pontos da cidade.

– Todas estas iniciativas mostraram que nós estamos mobilizados e preparados para receber a Copa do Mundo – afirmou o coordenador das ações relativas à Copa do Mundo Fifa de 2014 em Santa Catarina, Joceli de Souza.

Por mais que o presidente do Comitê Organizador do Mundial de 2014, Ricardo Teixeira, tenha enfatizado que os representantes da Fifa analisaram tecnicamente, é difícil de imaginar que eles não tenham se encantado com as praias da Capital e a Avenida Beira-Mar Norte, mostrando que não é à toa que a cidade é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros.

O relatório da inspeção será encaminhado às comissões existentes de infraestrutura na Fifa. Serão elas que definirão as 12 cidades-sedes do Mundial. Após a decisão, o Comitê Executivo da Fifa referenda o trabalho técnico ou faz alguma observação.

Inspetores sugeriram mudanças na Arena

Porém, como em um filme de suspense em que não se sabe o que vai acontecer no fim da história, os técnicos da Fifa assistiram impassíveis às duas apresentações que aconteceram no sábado à tarde sem dar sinais de que a cidade será uma das sedes da Copa do Mundo.

Fizeram comentários a respeito de melhorias no projeto da Arena Florianópolis e sugeriram o aumento no comprimento da pista do Aeroporto Internacional Hercílio Luz para que tenha condições de receber aeronaves de maior porte.

Capital se transformará em outra com o Mundial

Com a vitória, a cidade passará por uma transformaçãos radical. Estão previstos a implementação de projetos como o Porto Turístico Internacional, a Arena Florianópolis, a Avenida Beira-Mar Continental, o conclusão da duplicação da BR-101, trecho Sul, a construção do novo terminal do aeroporto e a recuperação da Ponte Hercílio Luz.

– O legado será muito forte. É uma oportunidade única para transformarmos a nossa bela Capital em mais bela ainda – afirmou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

Ou seja: haverá uma versão catarinense dos “50 anos em cinco”, slogan que o presidente da República Juscelino Kubitschek adotou no governo dele na década de 1950.

Por tudo isto, resta, agora, à população de Florianópolis cruzar os dedos para que a cidade seja agraciada como uma das sedes do Mundial de 2014.

(DC, 02/02/2009)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img