23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis ganha secretaria para atender demandas do setor tecnológico

spot_img

Florianópolis ganha secretaria para atender demandas do setor tecnológico

spot_imgspot_img

A reforma administrativa encaminhada pelo prefeito Dário Berger a Câmara de Vereadores do município de Florianópolis contempla um antigo pleito do setor tecnológico da capital catarinense: a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Entre as atribuições da nova pasta está o relacionamento com o setor empresarial tecnológico e a criação de políticas para garantir o seu desenvolvimento.

As empresas de base tecnológica instaladas no polo da Capital representam hoje a principal economia do município, arrecadando ao longo dos últimos anos mais impostos para a prefeitura do que setores tradicionais como turismo e construção civil. A criação de uma pasta para gerir este desenvolvimento e, principalmente, integrar esforços para uma maior interação entre eles, é apontada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) como um dos principais desafios.

“Esta secretaria poderá ser o grande elo de ligação entre os principais setores econômicos do município. Há uma grande necessidade de se criar espaços e parques para que as empresas possam ampliar suas instalações, gerando demanda para a indústria da construção civil por construções sustentáveis. Com o crescimento das empresas, o turismo de negócios está sendo fomentado, seja na atração de grandes eventos setoriais, bem como da realização de congressos e seminários comerciais e técnicos”, explica o presidente da ACATE, Rui Gonçalves.

Durante esta semana, Gonçalves e o vice-presidente da ACATE e presidente do Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (Seinflo), Moacir Marafon estiveram na Câmara de Vereadores de Florianópolis manifestando apoio a iniciativa do governo municipal de contemplar na reforma administrativa a criação da secretaria. Os empresários estiveram reunidos com o presidente da Casa, o vereador Gean Loureiro.

A criação da secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável é apontada por Berger como um dos principais projetos da reforma. “Queremos transformar Florianópolis na Capital da Tecnologia. A indústria do conhecimento já é responsável por grande parte do PIB municipal”, explicou o prefeito, na apresentação da reforma à Câmara.

A reforma administrativa foi encaminhada por Dário Berger na primeira semana de Janeiro. Parte dos projetos presentes na reforma foram aprovados pela Câmara de Vereadores na última segunda-feira, dia 26. Porém, recurso impetrado junto ao Tribunal de Justiça fez com que a aprovação fosse suspensa, questionando a constitucionalidade das sessões extraordinárias convocadas. “Esperamos que os problemas jurídicos ainda enfrentados pela reforma sejam dirimidos para garantir o crescimento e desenvolvimento sustentável da cidade. Assim, todos sairão ganhando”, completa o presidente da ACATE.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img