18.1 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Abril Marrom: Campanha alerta para os cuidados com a saúde ocular

spot_img

Abril Marrom: Campanha alerta para os cuidados com a saúde ocular

spot_imgspot_img

A data alerta para a prevenção de doenças como glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que podem levar à cegueira.

Em abril, o foco se volta para a saúde dos olhos com a campanha “Abril Marrom”. Essa iniciativa destaca a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças oculares que são as principais causas de cegueira, como glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO) lidera essa conscientização, sublinhando a urgência em educar a população sobre as práticas preventivas que podem deter a progressão da perda visual. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam uma estatística alarmante: cerca de 80% dos casos de deficiência visual globalmente são evitáveis ou tratáveis. 

No Brasil, a realidade é igualmente grave, conforme dados do IBGE, são mais de 6 milhões de pessoas com baixa visão e cerca de 500 mil pessoas vivendo com cegueira, muitas vezes devido à falta de acesso a diagnósticos e tratamentos apropriados.

O Dr. Ayrton Ramos, presidente da SCO, enfatiza a importância da campanha do Abril Marrom, não apenas para doenças comuns, mas também para condições menos conhecidas como o estrabismo e a ambliopia (olho preguiçoso), insistindo na necessidade de atenção à saúde ocular desde a infância.

Cinco práticas essenciais para proteger sua visão:

  • Exames oftalmológicos regulares: o rastreamento precoce de condições como glaucoma, catarata e DMRI é essencial. Pessoas com mais de 40 anos ou com histórico familiar de doenças oculares devem priorizar avaliações regulares.
  • Proteção UV: o uso de óculos de sol com proteção UVA e UVB é crucial, inclusive em dias nublados, para reduzir o risco de catarata e outros problemas oculares.
  • Higiene ocular: manter uma boa higiene, incluindo lavar as mãos antes de tocar os olhos e usar cosméticos e lentes de contato de maneira segura, é fundamental para prevenir infecções.
  • Dieta rica em nutrientes: consumir alimentos ricos em antioxidantes, como vitamina C, vitamina E e zinco, encontrados em folhas verdes, peixes e frutas cítricas, pode fortalecer a saúde ocular.
  • Pausas no uso de dispositivos eletrônicos: Adotar a regra 20-20-20 (a cada 20 minutos, olhar para algo a 20 pés de distância por pelo menos 20 segundos) para minimizar o cansaço ocular durante longos períodos em frente a telas de computador ou dispositivos móveis.

O “Abril Marrom” serve como um lembrete da necessidade de adotar práticas saudáveis de cuidado com os olhos, promovendo a conscientização e prevenindo a cegueira. Esses gestos simples, integrados à rotina diária, podem proteger significativamente a visão e prevenir problemas oculares significativos.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img