20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

ACATE e Prefeitura de Florianópolis promovem cursos gratuitos de capacitação em tecnologia

spot_img

ACATE e Prefeitura de Florianópolis promovem cursos gratuitos de capacitação em tecnologia

spot_imgspot_img

Programas Aluno Monitor e Desafio Digital irão capacitar mais de 3 mil jovens de escolas públicas da Capital. Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de agosto

Duas iniciativas prometem melhorar a condição social e educacional dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino de Florianópolis. A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES) de Florianópolis promovem os programas Aluno Monitor e Desafio Digital, ambos desenvolvidos de forma totalmente online, em telecentros e laboratórios de informática da rede municipal e estadual localizados na Capital catarinense.

O Aluno Monitor é um programa de uso da tecnologia na escola como meio de melhorar o ensino e a aprendizagem, promovendo a inclusão digital e incentivando o protagonismo juvenil. A proposta é
formar alunos monitores baseados em conceitos básicos de tecnologia, gerenciamento de laboratório de informática, além da multiplicação de conhecimento para educadores e estudantes. Assim, os alunos estarão preparados para dar suporte em atividades nos laboratórios de informática da própria instituição em que estudam.

Além de poderem auxiliar o ambiente educacional no qual estão inseridos, os estudantes serão iniciados na qualificação profissional, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Poderão participar alunos do ensino fundamental e médio da rede municipal e estadual de educação de Florianópolis. A primeira etapa do Programa Aluno Monitor será finalizada em setembro deste ano, quando será iniciado o Desafio Digital.

O objetivo do programa Desafio Digital é despertar nos alunos o interesse pela profissão nas áreas tecnológica, apresentando aos participantes conhecimentos específicos das áreas de Tecnologia da Informação. Alunos do ensino médio poderão explorar o universo tecnológico por meio de desafios que culminarão com a produção de um produto final: a criação de projetos utilizando diferentes ferramentas tecnológicas. Ao final do curso, previsto para dezembro deste ano, cada aluno deverá ter em seu portfólio um projeto de website, uma simulação de robô e um game.

As inscrições para o programa Aluno Monitor estão abertas e terminam no próximo dia 9 de agosto. As atividades podem ser iniciadas no momento da inscrição e deverão ser encerradas até o final de setembro.

Ao final de cada curso os jovens receberão certificados de conclusão. A proposta é que mais de 3 mil estudantes, com idade a partir de 12 anos, sejam inseridos nos dois programas de inclusão digital. Interessados em participar da primeira etapa poderão se inscrever pelo site www.acate.com.br, clicando no banner Aluno Digital, onde encontrarão mais detalhes sobre os programas de ensino.

Universidade setorial

A execução dos dois programas em Florianópolis fazem parte do projeto Universidade Setorial, desenvolvido pela ACATE com o objetivo de ampliar a oferta de mão de obra qualificada para o setor. Por meio deste projeto, a entidade quer aproximar instituições de ensino técnico e superior, empresas e governos, interessados na qualificação dos profissionais.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img