16.1 C
fpolis
quarta-feira, julho 6, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

ACIF comemora 107 anos de história em Florianópolis

ACIF comemora 107 anos de história em Florianópolis

spot_imgspot_img

Programação contará com palestra gratuita do escritor Luiz Felipe Pondé

Dar protagonismo aos empresários, empreendedores e associados que fazem a economia de Florianópolis girar e a cidade crescer. É com este foco que a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), comemora, no próximo dia 26 de maio, quinta-feira, seu aniversário de 107 anos.

A celebração será às 19h no Teatro Pedro Ivo e contará com a palestra gratuita do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha de São Paulo e autor de livros aclamados pela crítica como “Filosofia Para Corajosos” e “A Era do Ressentimento”.

Medalhas e homenagens

Durante o evento serão entregues as medalhas Emílio Blum, conferida em homenagem ao fundador e primeiro presidente da ACIF; a medalha Carl Hoepcke, destinada à pessoa física ou jurídica associada à ACIF, que se destaque pelas atividades empresariais e econômicas desenvolvidas em Florianópolis. E ainda a Ordem do Mérito Empresarial, conferida a personalidades por relevantes serviços prestados à Associação.

Em 2022 serão homenageados com as medalhas Emílio Blum: Hospital SOS Cárdio, que nasceu em Florianópolis em 1991, com o propósito de oferecer atendimento de excelência a Emergências Cardiológicas. E a Mitra Metropolitana, administradora da Igreja Católica em Florianópolis, que presta relevantes serviços sociais, com projetos administrados no âmbito da assistência social.

As medalhas Carl Hoepcke serão destinadas para: Lojas Koerich, uma das marcas mais conhecidas de Florianópolis e que representa trabalho, responsabilidade social, transparência nos negócios e intensa participação associativa e comunitária. E para Adriano Palma Silva, do Faial Prime Hotel, que administra um negócio tradicional de família e fez do hotel um case de sucesso.

A medalha de Ordem do Mérito Empresarial será concedida ao professor universitário, empresário, ex-presidente da ACIF, Dilvo Vicente Tirloni, figura ímpar na história da Associação e de Florianópolis.

Instituição centenária, sempre ligada a causas inovadoras

A ACIF sempre esteve  em busca de melhorias e mudanças para o setor produtivo de Florianópolis. São mais de 100 anos posicionando-se contra aumento de impostos, a favor da desburocratização e desestatização, reivindicando projetos de incentivo às pequenas empresas, com foco no crescimento econômico, social, tecnológico e ambiental da cidade.

A entidade reivindicou e lutou pela construção da BR-282, estrada que liga Lages a Florianópolis (1958), contribuiu para a internacionalização do Aeroporto Hercílio Luz (1988). Foi também por iniciativa da associação que foi fundada a agência do Banco do Brasil, em Florianópolis, abrindo caminhos para o desenvolvimento econômico e social (1920) e incentivou a construção da ponte Hercílio Luz (1926).

Outro feito da ACIF foi a inclusão de Florianópolis no Livro dos Recordes como a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo, graças ao programa ReÓleo.

Nos últimos dois anos, durante a pandemia do coronavírus, a entidade atuou fortemente junto aos empresários, lançando o Pacto Floripa, plano de propostas para a retomada do desenvolvimento econômico de Florianópolis. A associação também firmou parceria com algumas empresas de crédito, criou fundos de aval e conseguiu mais de R$ 7,7 milhões em linhas de crédito para apoio às empresas associadas pelo Badesc, Sicredi/Unimed, Sicredi, Sicoob e Banco do Empreendedor. 

“O propósito principal da ACIF é pulsar e prosperar Florianópolis. Temos investido em conectar os setores tradicionais da economia com os novos modelos de negócios e soluções inovadoras, sempre com foco nos nossos associados e o setor produtivo da Capital como um todo”, diz o presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni.


SERVIÇO:
O quê: Aniversário 107 anos ACIF
Hora: 19h

Local: Teatro Pedro Ivo (Rodovia SC 401, km 15, nº 4600) 

O evento será gratuito e aberto ao público. 

Inscrições: 107 anos ACIF | Com palestra do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé – Sympla

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img