22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

(A)Gentes do Riso estão de volta ao Hospital Infantil; projeto estará também em ação em outros lugares da cidade nesta edição

spot_img

(A)Gentes do Riso estão de volta ao Hospital Infantil; projeto estará também em ação em outros lugares da cidade nesta edição

spot_imgspot_img

Os grandes sapatos das palhaças e palhaços dos (A)Gentes do Riso, que há 13 anos percorrem os corredores do Hospital Infantil Joana de Gusmão, voltam a deixar suas pegadas e transformar a energia da unidade hospitalar, onde são esperados, especialmente pelos profissionais da Psicologia, que reconhecem o impacto positivo de um trabalho artístico que coloca luz no que está bom. A trupe irá fazer, a partir desta quarta-feira (13), 20 plantões até julho. O objetivo é levar o riso e promover saúde por meio de encontros brincantes.

Nas quarta-feiras, três duplas traçam seus roteiros e vão em busca do olho no olho, sempre com alegria fazendo a frente. 

“O hospital é um local de cuidado, mas também tem muitos estressores inerentes a esse próprio cuidado. A presença dos (A)Gentes do Riso quebra esse ambiente, trazendo a conexão com o riso, com a alegria, com a descontração. Isso auxilia a conectar com esse aspecto que fica esquecido na hospitalização. A gente sabe que isso contribui com a recuperação da saúde. Observamos a melhora do humor, às vezes a criança que estava com dificuldade de se alimentar já se empolga mais”, afirma a psicóloga Simone Scheibe, coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão. 

O resultado transcende o nível individual: relações afetivas entre os pacientes e os funcionários, em quartos isolados ou coletivos, são construídas pela brincadeira daqueles que levam o riso a sério. 

“E vejo que o impacto da intervenção dos (A)Gentes é positivo para todos que circulam no ambiente hospitalar: pacientes, familiares e profissionais”, completa Simone, que ressalta também, como ponto forte da atuação dos (A)Gentes na unidade hospitalar, a interação lúdica de forma sutil, cuidadosa e ética, com respeito ao tempo e ao momento da criança. 

Por estarem em ambiente sensível, os (A)Gentes continuarão usando máscara durante as visitas.

 “Os plantões acontecem com intimidade e proximidade com os pacientes, vamos de uma unidade a outra. O uso da máscara garante o cuidado necessário”, conta Egon Seidler, o (A)Gente Jubi.

(A)Gentes do Riso fora do Hospital

No ano 13, o projeto estará também nas escolas, em quatro apresentações previstas para o final do primeiro semestre. 

“As atividades nascem como um desdobramento do projeto, como forma de estender para outros territórios as ações dos (A)Gentes do Riso e por isso segue os mesmos moldes de inclusão, interação e gratuidade”, conta Egon Seidler.

Estudantes e profissionais de ensino receberão a visita dos (A)Gentes em suas salas de aula. Antes de cada visita, a equipe receberá informações sobre o perfil de cada grupo, permitindo uma abordagem especial, personalizada.

Outros encontros pela cidade serão possíveis no mês de março. Haverão três apresentações gratuitas do espetáculo “Gala (A)Gentes do Riso”  abertas ao público em geral: no dia 11 de março, às 9h30 e às 14h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, durante o evento “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2”. Já no dia 24 de março, os (A)Gentes se apresentam no Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, na 7ª Mostra Traço de Bolso – o riso corre solto…

Em “Gala (A)Gentes do Riso”, os (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital o que vem à cabeça? Os (A)Gentes lembram do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…

O projeto (A)Gentes do Riso ano 13 é realizado pela Traço Cia., tem o apoio cultural da Softplan, Hurbana, Passeio Sapiens e Corporate Park. O patrocínio é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte da Prefeitura de Florianópolis.

Acompanhe os (A)Gentes do Riso

Instagram/Facebook – @osagentesdoriso

FICHA TÉCNICA – ANO 13

(A) REALIZAÇÃO: Traço Cia.

(A) ARRUMAÇÃO: Débora de Matos, Egon Seidler e Greice Miotello

(A)GENTES: Allan Ortega, Ana Paula Grigoli, Cassiano Vedana, Charles Augusto, Débora de Matos,  Drica Santos, Egon Seidler, Gabriela Leite, Greice Miotello, Lidiane Mandarina, Rodrigo Prestes, Marcio Momesso, Paula Bittencourt e Rhaisa Muniz

(A) LINHA: Paula Albuquerque e Fabio Dudas

(A) COMUNICAÇÃO: Alecrim Conteúdo | Letícia Kapper

(A) MATEMÁTICA: Municipalis Assessoria Contábil

(O) APOIO: Hospital Infantil Joana de Gusmão

(O) APOIO CULTURAL: Softplan, Hurbana, Passeio Sapiens e Corporate Park

(O) PATROCÍNIO: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte da Prefeitura de Florianópolis

Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Modalidade Doação)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img