19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

(A)Gentes do Riso mais perto das crianças em 2022

spot_img

(A)Gentes do Riso mais perto das crianças em 2022

spot_imgspot_img

Trupe volta a fazer visitas semanais no Hospital Infantil Joana de Gusmão, dessa vez indo até os pacientes em seus quartos

O (A)Gentes do Riso estão agora mais pertinho das crianças no Hospital Infantil Joana de Gusmão, para um olho no olho afetuoso e brincante capaz de “mudar as cores” do ambiente hospitalar. Depois de uma temporada vivendo os desafios da pandemia – primeiro com interações virtuais, depois na área de sol para atender quem podia se deslocar até lá, eles voltam a atuar dentro do hospital a partir da próxima quarta, 8 de junho. Até 14 de dezembro serão 25 plantões, todosacompanhados pelos setores de Psicologia e Pedagogia do hospital.

Na chegada das duplas de (A)Gentes nos quartos, a surpresa, seguida da frase “Podemos entrar?”. O jogo só começa a partir do consentimento da criança, a brincadeira envolve, a interação se torna inevitável e o sorriso aparece, mesmo, muitas vezes, na presença da dor, que por alguns minutos deixa de ser o foco de atenção.

“Dentro das unidades do hospital encontramos os funcionários em relação direta com pacientes, junto a seus acompanhantes, nos mais diversos arranjos de tratamento. É onde sentimos a potência máxima de transformação do trabalho: o espaço comum de convívio, por alguns instantes, se desloca e vira um palco, um jogo, um espaço de liberdade e criação conjunta, ele é ressignificado e passa a ter outras cores a partir de então”, conta Egon Seidler, o (A)Gente Jubi.

O grupo que atua desde 2011 com o apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão, é  formado por 14 artistas de diversas companhias de circo, teatro e música da cidade. Sob coordenação da Traço Cia de Teatro, recebem treinamento contínuo para atuar no ambiente hospitalar.

Cuidar de si e do outro

Para o autocuidado e, especialmente, o cuidado com quem está recebendo tratamento na unidade hospitalar, a assepsia é rigorosa. Jalecos, figurinos, sapatos e objetos estão sempre limpos, os programinhas entregues às crianças com a imagem dos (A)Gentes para colorir, caça palavras e um jogo de tabuleiro ficam devidamente embalados e o uso de álcool em gel e máscaras do modelo KN95 são constantes. Isso tudo garante segurança e deixa a trupe pronta para a brincadeira.

“Seguimos as orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HIJG, uma comissão formada por profissionais que estão sempre atentos aos riscos e cuidados que precisamos manter, principalmente no que diz respeito às áreas nas quais atuamos”, ressalta Egon.

O (A)Gentes do Riso é um projeto da Traço Cia de Teatro e nesta fase conta com patrocínio da Cassol Centerlar por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira AQUI o primeiro videoclipe dos (A)Gentes recém-lançado.

Os (A)GENTES

Amanito (Rodrigo Prestes)

Billy (Allan Ortega)

Boró (Marcio Momesso

Cassildo (Cassiano Vedana)

Curalina (Drica Santos)

Esmeralda (Débora de Matos)

Flor (Gabriela Leite)

Gretta Pasnchetta (Greice Miotello)

Jubi (Egon Seidler)

Lynda Collapso (Rhaisa Muniz)

Malagueta (Paula Bittencourt)

Pacacoenco (Charles Augusto)

Pituca da Rosa (Ana Paula Grigoli)

Xicoza (Lidiane Mandarina)

Foto: Vanessa Soares

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img