18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Alunos da Unisul lançam livro sobre o futuro do jornal impresso nesta quinta-feira

spot_img

Alunos da Unisul lançam livro sobre o futuro do jornal impresso nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Os alunos da 7ª fase do curso de jornalismo da Unisul Pedra Branca lançam nesta quinta-feira, 27, o livro "Para onde caminha o jornal impresso?".

Desenvolvido pela disciplina Produção em Impressos, ministrada pelo professor e jornalista Laudelino José Sarda, a produção é resultado do processo de aprendizagem dos alunos e de uma pesquisa que visa descobrir: para onde caminha o Jornal Impresso, título da obra. O evento acontecerá na Unisul- unidade Pedra Branca, auditório C, a partir das 20h. A entrada é gratuita.

O livro é o resultado dos estudos, pesquisas e debates realizados na disciplina. As perguntas norteadoras foram: Qual é o futuro do jornalismo impresso? Qual é o perfil do seu leitor? O jornal impresso irá resistir à tecnologia? E a partir do resultado dos mais de 300 questionários aplicados foi produzida a obra e lançada pela editora Unisul.

A obra tem 137 páginas e é composta por artigos de membros do curso sobre o futuro do jornalismo, história da imprensa brasileira desde o Império até os dias atuais. Para entender quem é o público do jornal impresso e as expectativas sobre o seu futuro, os autores entrevistaram 17 jornalistas e 10 publicitários, e produziram uma enquete com 300 pessoas, de 16 a 36 anos, com as seguintes perguntas: Você lê jornais impressos? Quantas vezes por semana? Como seria o jornal capaz de motivar mais a leitura? Você gosta de livros impressos? Quantos livros você lê por mês? Você lê e-books? Você lê sites de jornais? O impresso sobreviverá às facilidades da internet? O resultado da pesquisa mostrou o baixo índice de leitura dos entrevistados e sobre os questionamentos sobre o futuro do impresso. 39,7% dos entrevistados acreditam que o impresso sobreviverá às facilidades da internet.

A publicação produzida pelos alunos da 7ª fase de jornalismo tem como autores: Alexandre dos Santos Teixeira, Ana Luiza da Silveira, Bruna de Moraes Silva, Fernanda Amaral Silveira, Marcos Lampert Horta Gonçalves, Maria Eduarda Silveira da Silva, Nathalia Soria Pereira, Ricardo Toledo, Sara Helen de Espíndola, Thaís Gomes Teixeira e Thuanny Hoffmann.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img