20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Apicultura em ascensão no Estado de Santa Catarina

spot_img

Apicultura em ascensão no Estado de Santa Catarina

spot_imgspot_img

Sebrae/SC apresenta o Programa de Desenvolvimento da Apicultura para cerca de 800 produtores de mel em feira realizada em Águas Mornas, na Grande Florianópolis

O Sebrae/SC participará do 28° ECA – Encontro Catarinense de Apicultura e 3ª Tecno-Apis, onde apresentará o programa de Desenvolvimento da Apicultura de Santa Catarina e o SIS – Sistema de Inteligência Competitiva Setorial. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de maio, em Águas Mornas. O encontro é realizado a cada dois anos e visa oferecer aos produtores o conhecimento para aprimorar e aumentar a produção nas colméias, e expandir a comercialização.

No Brasil, o setor da apicultura cresce de forma exponencial. Santa Catarina é o 4° maior Estado em produtividade, com 350 mil colméias. São aproximadamente 30 mil famílias que dependem desse setor, onde 80% delas têm a apicultura como principal atividade econômica. Além disso, Santa Catarina produz anualmente 6 mil toneladas, das 45 mil produzidas em todo o País.

O Programa de Desenvolvimento da Apicultura em Santa Catarina foi iniciado em 2005 pelo Sebrae/SC, e conta atualmente com 278 produtores. Com este programa, a produtividade por colméia no Estado passou de 20kg para 35kg, em virtude da melhoria no manejo, do processo de produção, gestão e inovação em tecnologias. Hoje, o Estado é referência com a produção de mel orgânico, certificado e com a rastreabilidade. Já o SIS é um projeto que proporciona aos micro e pequenos empresários acesso virtual, e gratuito, a um conjunto de informações estratégicas, estimulando a competitividade dos setores. Construído a partir da demanda dos empresários, o SIS atende, além do setor moveleiro, os de apicultura, calçados femininos e vestuário, em todo o Estado.

Este ano a feira inova com as dinâmicas de campo sobre o preparo das colméias na entressafra. São esperados cerca de 800 produtores e o evento é promovido pelo Sebrae/SC, FAASC – Federação e Associação dos Apicultores de Santa Catarina, Associação dos Apicultores da Encosta da Serra, além de parceiros como o Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Águas Mornas, Banco do Brasil e o Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. “Com o Programa de Desenvolvimento da Apicultura no Estado, o Sebrae/SC visa melhorar a renda do pequeno produtor rural, repassar conhecimento e novas tecnologias”, explica Iriberto Moschetta, coordenador do projeto.

SERVIÇO

O que:28° ECA – Encontro Catarinense de Apicultura e 3ª Tecno-Apis

Quando:20 e 21 de maio, das 8h30 às 18h

Onde:Centro Comunitário da Igreja Matriz, Centro – Águas Mornas/ SC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img