20.1 C
fpolis
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Arquiteto norte-americano apresenta ideias para requalificação de espaços públicos na Grande Florianópolis

Arquiteto norte-americano apresenta ideias para requalificação de espaços públicos na Grande Florianópolis

spot_img

A Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, recebeu, na última semana, a visita do arquiteto norte-americano Michael King Michael. O profissional está na região participando de oficinas de capacitação do Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (Plamus). O foco da sua participação está nas estratégias de intervenções com pequenos investimentos. As informações são da Secretaria de Comunicação da PMSJ.

Durante as oficinas do Plamus, Michael fez experimentos em espaços públicos, realizando pequenas intervenções com cones para melhorar os espaços. Uma das ações foi realizada na Praça de Forquilhinha e, na visão do norte-americano, com pouco investimento é possível melhorar as calçadas, as travessias de pedestres e as áreas de convívio de pessoas e também para o comércio.

O Plamus é uma iniciativa que propõe estudar, realizar pesquisas e buscar soluções para melhorar as condições de trânsito, mobilidade e acessibilidade em 13 municípios da Grande Florianópolis – Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.

A população pode participar e acompanhar o andamento do Plano no site www.plamus.com.br. O plano está sendo desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina e os municípios da Grande Florianópolis, com apoio técnico e financeiro do BNDES.

Sobre Michael King

Eleito o profissional do ano pela Association of Pedestrians and Bycicle Professionals, nos Estados Unidos, Michael King é especialista em projetar ruas e redes viárias completas, resilientes e sustentáveis há 20 anos. Responsável pela condução das atividades das Oficinas de Desenho de Espaços Públicos do Plamus, o arquiteto lidera projetos de mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade, trabalhando de Nova Iorque a Nova Orleans, de Buenos Aires a Bangkok. Destaca-se por unir em seus projetos o transporte sustentável e o design.

King foi o primeiro Diretor de “traffic calming” de Nova Iorque, projetou as primeiras ruas compartilhadas dos EUA e ajudou a originar as primeiras rotas seguras para escolas. Também auxiliou na criação da estratégia de ruas completas e sustentáveis de Chicago, supervisionou a criação do guia NACTO de desenho de ruas urbanas, e projetou as instalações para bicicleta do maior sistema de BRT da Ásia, em Ghuangzou, na China.
 

spot_img
spot_img