17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageia 25 anos da ACATE

spot_img

Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageia 25 anos da ACATE

spot_imgspot_img

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) receberá no próximo dia 25 de abril, às 19h, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em razão da comemoração dos 25 anos de atuação da entidade. Será uma sessão especial, proposta pelo presidente da Casa, deputado Gelson Merísio. Na oportunidade, além de receber a homenagem do parlamento catarinense, a entidade irá homenagear seus ex-presidentes e o Governo do Estado, em nome de todas as instituições que apoiaram a ACATE ao longo dos anos de atuação.

A entidade hoje é uma das mais representativas do setor tecnológico catarinense, agrupando cerca de 300 empresas distribuídas em todas as regiões do Estado, principalmente na Grande Florianópolis. O grupo nasceu a partir de sete empresas que passaram a ocupar o Condomínio Industrial de Informática (CII), localizado no bairro Trindade, onde desde então é a sede da ACATE.

A história do setor tecnológico catarinense se confunde e está totalmente ligada à própria história da ACATE. A entidade apoiou e participou de diversos momentos do segmento, especialmente em Florianópolis, como a criação do Parque Tecnológico Alfa, a atração de fundos de investimento para empresas de tecnologia, a criação e a expansão de incentivos fiscais municipais e estaduais, a ampliação da oferta de espaços voltados para empresas de tecnologia, entre outras iniciativas.

Atualmente, a entidade mantém projetos e parcerias com diversas instituições do Estado e do país, com o objetivo de ampliar a competitividade das empresas de tecnologia catarinenses no cenário nacional e mundial. Estas instituições como órgãos governamentais, prefeituras, secretarias, universidades e centros de ensino, fundações, entre outros, serão homenageadas durante a sessão especial da ALESC representadas pela instituição máxima estadual – o Governo do Estado de Santa Catarina.

Além disso, os cinco ex-presidentes da entidade serão lembrados e homenageados no espaço que a ACATE terá ao longo da sessão especial. “O esforço da construção de uma entidade forte como a ACATE deve ser compartilhado com todas as pessoas e instituições catarinenses e nacionais que nos apoiaram ao longo dos últimos 25 anos”, explica o presidente da entidade, Rui Luiz Gonçalves. “O reconhecimento da ALESC em forma desta homenagem é um grande marco da nossa história”, completa.

Principais bandeiras

Ao longo deste um quarto de século, diversas bandeiras fizeram parte do esforço político e institucional da ACATE – a consolidação do setor como economia significativa para o Estado e para os municípios; a viabilização de incentivos fiscais e espaços para as empresas se desenvolverem; a formação de incubadoras de empresas; entre outros.

Atualmente, a ACATE tem desenvolvido esforços para ampliar a formação de mão de obra qualificada pra o setor tecnológico, por meio da aproximação entre instituições de ensino e as empresas. Além disso, a atração de recursos para investimentos em projetos de inovação e participação nos negócios tem se apresentado como meta. E, por fim, nos últimos dois anos, a entidade desenvolveu a verticalização das empresas por áreas de atuação, como Energia, Saúde, Educação, Telecom, Segurança, Têxtil, Finanças, Agronegócio, Governo, Games, entre outras.

Serviço

Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da ACATE
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Centro, Florianópolis)
Data: 25 de Abril, segunda-feira
Horário: 19 horas
Evento aberto a todo o público. Um coquetel será oferecido pela ALESC após a Sessão

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img