16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Associação Cultural Cabeça ao Vento lança o projeto Curta Cursos

spot_img

Associação Cultural Cabeça ao Vento lança o projeto Curta Cursos

spot_imgspot_img

Curta Cursos: primeira edição traz curso de HQ com Guazzelli

AAssociação Cultural Cabeça ao Vento lança o projeto Curta Cursos, que vai oferecer ao longo do ano em Florianópolis cursos de curta duração focados em criação artística e em sustentabilidade. O primeiro deles, Workshop Quadrinhos Guazzelli, será nos dias 12 e 13 de maio, com o ilustrador Eloar Guazzelli, reconhecido no universo das HQs, com mais de 50 publicações ilustradas. Esta primeira edição será na Casa das Máquinas do Casarão Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, com apoio cultural da Fundação Franklin Cascaes na cessão de espaço.

O projeto Curta Cursos prevê ainda a oferta gratuita de cursos sobre criação artística para três comunidades de baixa renda de Florianópolis, no segundo semestre de 2011, destinando 20 vagas para cada uma delas. “Quem optar pelos cursos da Cabeça ao Vento, além de realizar uma formação de qualidade estará contribuindo para o acesso de comunidades carentes ao projeto”, explica a produtora executiva da Cabeça ao Vento, Carolina Borges de Andrade. As comunidades interessadas podem se inscrever através de suas lideranças comunitárias ou de outras entidades que já desenvolvam projetos sociais locais, mandando e-mail para curtacursos@cabecaaovento.org.br solicitando mais informações.

Além das aulas presenciais, a Cabeça ao Vento vai disponibilizar um Ambiente Virtual onde o aluno poderá ter acesso a material complementar, participar de fóruns de discussão, compartilhar vivências e fotos e utilizar a biblioteca virtual de apoio. Outros cursos previstos no ano são “A menor (más)cara do mundo”, focado na arte clownesca, “A Câmera é uma Caneta” com foco na iniciação a realização audiovisual; “Condão – Oficina do corpo”, dirigido à pesquisa do movimento e técnicas de interpretação teatral; “Educomunicação, fanzinagem e atitude” para educomunicadores, com foco nos meios e suportes de comunicação independentes e “Patrocínio Sustentável”, este dirigido a gestores e empreendedores que desejem focar suas estratégias corporativas em projetos sustentáveis.

Workshop Quadrinhos Guazzelli

Com 40 vagas e opção pelo turno da manhã ou da tarde, o curso aborda o extraordinário desenvolvimento da linguagem dos quadrinhos nos últimos anos no Brasil, que tem provocado enorme demanda de formação de mão-de-obra para essa atividade extremamente qualificada, já que os profissionais existentes são em sua maioria autodidatas sem formação curricular.

O curso quer integrar esse esforço e vai apresentar um panorama histórico desta atividade artística e o estudo dos seus elementos constitutivos. As aulas incluem um currículo básico para profissionais dessa área, exibição de produções nacionais e estrangeiras, incluindo material inédito de trabalho do acervo do autor, exercícios práticos, bibliografia básica, e o fornecimento de uma lista de empresas e instituições para os alunos que tiverem interesse em continuar a exercer trabalhos nesta linguagem.

Eloar Guazzelli

Nasceu em 1962 em Vacaria (RS). Ilustrador e artista plástico, em 25 anos de carreira consagrou-se no mercado editorial de HQs. Foi premiado em salões importantes, como o Yomiuri International Cartoon Contest (1991), no Japão. Em 1994, ganhou o troféu HQ Mix na categoria Desenhista Revelação, pelo livro Bamboletras (Projeto), e em 2007 pelo álbum O relógio insano (Graffiti). Ficou em primeiro lugar no 3º Concurso Folha de Ilustração e Humor, do jornal Folha de S.Paulo. Colabora com a editora espanhola Media Vaca, por onde já publicou El Arroyo [O riacho], com texto de Élisée Reclus (2001). Ilustrou para a editora Cosac Naify A Árvore dos Desejos, de William Faulkner, Pawana, de J.M.G. Le Clézio, e o conto de Eça de Queiroz, Um Dia de Chuva.

Adaptou para os quadrinhos clássicos brasileiros como a peça O Pagador de Promessas de Dias Gomes (Editora Agir), A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães (Editora Ática) e Os Demônios, de Aluísio de Azevedo (Peirópolis), e também episódios do programa de televisão Um Pé de Quê, de Regina Casé e Estevão Ciavatta, pela WMF Martins Fontes. Pela Editora Saraiva, ilustrou Fernando Pessoa, de Davi Fazzolari. Ministra aulas de ilustração no Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e é diretor de cinema da Otto Desenhos Animados.

Sobre a Associação Cultural Cabeça ao Vento

Foi criada em 1995, em Florianópolis, por um grupo de artistas, produtores culturais e educadores. No teatro, realizou montagens cênicas como “A Mágica do Lixo” com direção de Lelé de Couto e vencedor de vários prêmios municipais em 1997, entre eles o de melhor direção, “Rostos do Mundo” com direção do Oni Freire, que ganhou destaque como espetáculo multimídia em 1998 e “Literatura em Cena” dirigido a pré-vestibulandos e que itinerou pelo Estado em 1998 levando como tema as obras literárias do vestibular. Em cinema, produziu entre 1999 e 2010 o Cine BR em Movimento/Petrobras, levando projeções de filmes nacionais para os estados de SC e PR, alcançando um público estimado em mais de 10 mil pessoas; coproduziu o filme “Diário de um Novo Mundo”, de Paulo Nascimento, lançado em 2005 e ambientado na época da colonização açoriana no sul do Brasil; em 2010 realizou a produção executiva do documentário “Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar”, projeto da Defesa Civil SC e CEPED UFSC com direção de Sandra Alves, melhor longa-metragem do FriCine 2011, Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo-RJ. Na área da educação, é especializada em cursos na modalidade a distância, tendo executado entre 2008 e 2010 cursos para o CEPED UFSC e Defesa Civil Nacional e Estadual na área de Gestão de Riscos e de Desastres.

Curso Workshop Quadrinhos Guazzelli
Dias: 12 e 13 de maio
Horário: manhã ou tarde
No. de vagas: 40
Local: Casa das Máquinas, Casarão Bento Silvério, Lagoa da Conceição.
Valor: R$ 250,00. *Os três primeiros inscritos receberão desconto de R$ 60,00.
Inscrições: na página www.cabecaaovento.org.br/curtacursos
E-mail para contato: secretaria@cabecaaovento.org.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img