23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Calçada da Criança relembra brincadeiras infantis

spot_img

Calçada da Criança relembra brincadeiras infantis

spot_imgspot_img

As crianças ganham um espaço ao ar livre para exercitar a criatividade e relembrar antigas brincadeiras que marcaram a infância de muitos moradores da cidade em décadas passadas. Modelar argila, fazer pipas e pintar livremente são algumas das propostas educativas da Calçada da Criança, que acontece nesta quinta-feira (14/04), das 14h às 17h30, nas imediações da Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, ao lado da Catedral Metropolitana. A atividade, promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), integra a agenda da Semana do Livro Infantil organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Além de oficina de confecção de pandorgas e de reciclagem de materiais, ministrada pelo artista plástico, cantor e pandorgueiro Valdir Agostinho, o espaço abrigará atividades com modelagem e pintura em argila. A Calçada da Criança é inspirada em jogos retratados no livro Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina, de Telma Piacentini, lançado pela Fundação Franklin Cascaes Publicações em 2010.

Legado cultural

O livro Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina integra a Coleção Cascaes, que inclui os livros 13 Cascaes, organizado por Flávio José Cardozo e Salim Miguel; Bruxaria nos Desenhos de Franklin Cascaes, de Péricles Prade; e Crônicas de Cascaes, uma antologia dos artigos do etnógrafo publicados na imprensa local de 1956 a 1959.

A obra de Telma Piacentini é resultado de um estudo sobre as esculturas em barro feitas pelo folclorista Franklin Cascaes, que retratam o legado das brincadeiras e brinquedos da Ilha, surgidos da mescla das heranças culturais luso-açoriana, negra e indígena. Seis esculturas estão publicadas em forma de lâminas avulsas numa reprodução das peças originais do acervo sob guarda do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, na UFSC.

Com 96 páginas e prefácio de Gilka Girardello, o livro traz ainda verbetes explicativos sobre cada uma das brincadeiras – um trabalho feito pela arte-educadora Patrícia Guerreiro, que recorreu à bibliografia e a depoimentos de populares que traziam na memória lembranças das brincadeiras da infância.

Telma Anita Piacentini nasceu em Nova Veneza, SC, em 1947. Possui doutorados em Educação (USP) e em Pesquisa na Universitá Degli Studi de Ferrara (Itália) e, no mesmo campo de pesquisa, foi uma das criadoras do Museu do Brinquedo da UFSC, onde é professora da Pós-Graduação em Educação (PPGE/ UFSC).

Serviço:

O Quê: Calçada da Criança

Quando: quinta-feira (14/04) – 14h às 17h30

Onde: Rua Padre Miguelinho / imediações da Catedral Metropolitana – Centro

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img