20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Câmara Municipal de Florianópolis divulga ações para pessoas com deficiência

spot_img

Câmara Municipal de Florianópolis divulga ações para pessoas com deficiência

spot_imgspot_img

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Erádio Gonçalves (PSD), realizou na última sexta-feira, 12, uma reunião com entidades de apoio a pessoas com deficiência para apresentar as medidas tomadas pela Mesa Diretora para atender as questões de acessibilidade e tornar a Casa Legislativa ainda mais aberta e igualitária. As informações são da assessoria de imprensa da Câmara. 

Estiveram presentes no encontro representantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência (Coepad), Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), Associação dos Autistas, Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Floripa Sensível e Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O presidente da Câmara, Erádio Gonçalves, iniciou a reunião comunicando às entidades algumas iniciativas tomadas para tornar a Câmara mais acessível. “Esta Mesa vem tentando fazer diferente, buscando aprimorar os serviços e deixar a Casa melhor para todos. A gente está dando os primeiros passos, mas sabemos que eles são fundamentais para garantir sucesso nesta caminhada que depende da união de todos nós, Câmara e entidades”.

O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criada em 2013, vereador Edmilson Pereira Junior (PSB), reiterou as afirmações, citando algumas ações da Câmara em relação à acessibilidade. “Em breve a Câmara vai instalar o piso podo tátil (faixas em alto-relevo fixadas no chão para facilitar a locomoção de deficientes visuais), no térreo, no Plenarinho e no Plenário que são os locais com maior circulação de pessoas, garantindo assim que todos possam transitar tranquilamente pelo prédio”.

A lei do estágio estabelece que 10% dos contratados sejam portadores de deficiência. A Câmara tem atualmente 37 estagiários. Desta forma, a Casa vai empregar, a princípio, três estagiários com deficiência.

Podem candidatar-se estudantes de Ensino Médio e Superior. No entanto, neste último caso pode concorrer quem estuda nos seguintes cursos: direito, administração, ciências contábeis, economia, jornalismo, arquitetura, biblioteconomia e arquivologia.

Após a seleção, será realizada uma sensibilização em toda a Câmara. A previsão é que os estagiários comecem a trabalhar em agosto deste ano. Além disso, tramita na Casa o projeto de criação da Escola Legislativa. Quando aprovado mais jovens com deficiência poderão atuar na Câmara.

A presidente da Associação dos Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Lúcia Amorim, parabenizou a atitude dos vereadores e lembrou que este é um passo muito importante em uma luta que para os deficientes é diária e enfrenta muitas limitações. “Nós não podemos pegar o telefone e ligar, por exemplo. Para fazer qualquer documento, como FGTS ou carteira de identidade, passamos várias dificuldades e sempre precisamos de alguém para nos ajudar. Então, cada ação por mais básica que seja é de extrema importância”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img