23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Congresso Brasileiro de Traders apresenta diretrizes para o mercado financeiro

spot_img

Congresso Brasileiro de Traders apresenta diretrizes para o mercado financeiro

spot_imgspot_img

Tradicional evento brasileiro foi realizado pela primeira vez no Estado, nos dias 29 e 30/10, no WK Design Hotel. Em formato presencial e online, destacou a importância da profissionalização do investidor. 

O impacto do investimento especulativo na economia está ancorado em conhecimento, disciplina e até na saúde mental dos investidores. Essa tríade foi destaque nas discussões realizadas no Congresso Brasileiro de Traders, que aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro (sexta-feira e sábado), no WK Design Hotel, na Capital. Durante os dois dias de imersão, 16 palestrantes e renomados painelistas nacionais e internacionais apresentaram cases de referência e tendências para o mercado financeiro do país e mundo.

Promovido pela primeira vez em Florianópolis, o evento é um dos mais tradicionais do segmento e o maior para traders no Brasil. Reuniu tanto pessoas com experiência nesse mercado quanto os que estão ingressando agora para diversificar sua carteira de investimentos. Além de aproximar os melhores especialistas do ramo, a iniciativa objetiva desenvolver a comunidade de investidores do país, propiciando networking de alto valor agregado. Trader é o investidor do mercado financeiro que almeja obter resultados em operações de curto prazo.

Segundo Alexandre Castro, idealizador do evento, Florianópolis foi escolhida para sediar o CBT 2021 por ser voltada às indústrias da inovação e da tecnologia, mas que ainda necessita de informações especializadas de qualidade pela alta demanda que se apresenta.

Ele afirma que esta edição superou a expectativa, mesmo sendo a primeira fora de São Paulo e, também, a primeira com medidas sanitárias por conta da pandemia e realizada nas modalidades online e presencial. Alexandre lembra ainda que o CBT cobre uma lacuna que é comum na sociedade brasileira, a ausência de educação financeira.

“Ter uma formação financeira é de extrema importância para cuidar bem de seu dinheiro e fazê-lo render. Muitos brasileiros ainda ignoram esse tipo de conhecimento, bem como as diversas possibilidades disponíveis no mercado de investimentos. O CBT vem para mudar essa mentalidade e também para formar uma rede de pessoas interessadas no setor. Temos notado que, a cada edição, vem crescendo o número de mulheres participantes, por exemplo. Também é alto o número de negócios que são fechados no evento. Muitas empresas são criadas a partir da experiência de viver essa imersão”, diz Alexandre.

Um dos pontos mais referenciados do CBT foi a importância do investidor ter como hábito o consumo diário de informações especializadas, já que o conhecimento do mercado embasa a tomada correta de decisão.

“Nosso desafio é buscar o que é de qualidade, assistindo, lendo ou falando com as pessoas certas. Para vencer, tem que ter informação de qualidade. Temos que ter um acervo de informação para saber se vale a pena acreditar ou não em uma notícia, por exemplo. Mais informação gera menos medo e nos permite usar a razão na tomada de decisões”, diz um dos mais aguardados palestrantes, Pablo Spyer, o famoso Tourinho, que conduziu a palestra “Como a informação impacta as decisões de investimento”.

Estudar e utilizar plataformas de negociação de empresas já estabelecidas, com regulação e boas práticas, integram as recomendações do renomado especialista Fernando Ulrich, autor da palestra “A disrupção tecnológica e financeira do bitcoin e das criptomoedas”.

Segundo ele, as criptomoedas são promissoras e estão em franco desenvolvimento e, em alguns casos, sendo uma alternativa em países cuja moeda está em um processo de volatilidade, como Argentina e Venezuela. Explica também como criptomoedas têm sido usadas pelas indústrias da arte digital e da música para a comercialização de parte das obras. “Mas é preciso saber como usar com segurança as plataformas de operação para diminuir riscos”, alerta.

Cada decisão pode, muitas vezes, gerar perdas, o que é comum nesse mercado. O que diferencia um investidor capacitado daquele que apenas se aventura no meio é a disciplina para lidar com os erros. Levando em conta esse comportamento, a especialista em controle emocional e reprogramação mental para traders, Luana Schneider, que ministrou a palestra “Combatendo o inimigo interno do trader”, pondera que o dinheiro envolve crenças, muitas vezes, trazidas da infância.

“O mercado financeiro mostra quem você é. Qualidades e defeitos emergem e temos que saber lidar com isso para dar certo. É preciso deixar de lado crenças limitantes, como vamos perder e errar. É preciso mudar essa mentalidade e controlar as emoções para permanecer constante em um ambiente de alta pressão”, orienta Luana.

“Toda pessoa que quer ser trader ou operar no mercado financeiro deve procurar uma formação de qualidade para melhorar seus resultados. As perdas acontecem. O bom profissional é aquele que minimiza as perdas para tentar maximizar os ganhos”, afirmou Eduardo Boechat, na palestra “Os erros que constroem os acertos no dia a dia de um trader”.

O Congresso Brasileiro de Traders foi promovido pela YouTrade, empresa global de educação financeira, com sede em São Paulo, que opera em diversos países do mundo, abrangendo cinco idiomas: português, espanhol, inglês, francês e russo.

Foto: Anderson Ramos

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img