19.2 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Costa da Lagoa recebe programa de fiscalização da rede de esgoto e drenagem

spot_img

Costa da Lagoa recebe programa de fiscalização da rede de esgoto e drenagem

spot_imgspot_img

O programa de fiscalização integrada de saneamento das ligações de esgoto e drenagem de Florianópolis, o Se liga na rede, chegou à comunidade da Costa da Lagoa. A primeira ação da iniciativa ocorreu na manhã desta terça-feira, 25. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Lançado em 16 de outubro do ano passado, o programa, tem entre seus principais objetivos, garantir que as ligações nos sistemas públicos de coleta de esgotos e drenagens pluviais estejam adequadas, com o foco numa melhor balneabilidade de nossas praias.

Nesta primeira etapa, o programa acontece em pontos das regiões de Canasvieiras, Barra da Lagoa, Ingleses e Lagoa da Conceição. A maior inadequação encontrada, nos imóveis visitados até o momento, é a ausência da caixa de gordura.

Até o momento já aconteceram 4262 visitas e inspeções, sendo que 1106 estavam com as ligações regulares e 1150 com ligações com inadequações.

Na Barra da Lagoa a maior inadequação encontrada é a ausência de caixa de gordura, seguida de caixa de gordura sem sifão. Na comunidade, 41,6% estão com as ligações regulares e 58,4% com ligações com inadequações.

Em Canasvieiras a ausência da caixa de gordura também foi a maior inadequação encontrada, seguida também de caixa de gordura sem sifão. Lá 44,0% estão com as ligações regulares e 56,0% com inadequação.

No bairro de Ingleses a maior inadequação encontrada é o sistema individual de tratamento irregular, seguido de ausência de caixa de gordura. O bairro está com 19,0% com ligações regulares e 81,0% com inadequações.

A Lagoa da Conceição foi o único bairro onde 61,3% das ligações estão regulares e 38,7% com ligações com inadequações.Sendo que a ausência de caixa de gordura foi a maior inadequação encontrada, seguida de caixa de gordura sem sifão.

No início da próxima semana será divulgado os números das inspeções realizadas na Costa da Lagoa. É importante ressaltar que 50% dos imóveis visitados e inspecionados e que haviam sido notificados por alguma inadequação, já regularizaram sua situação.

A ação do Programa se liga na rede é inicialmente orientadora, podendo converter-se em punidora no caso de se verificar uma reincidência. Um imóvel que foi inspecionado e que foi notificado, tem o prazo de 15 dias úteis para se readequar. Caso seja necessário, o proprietário pode solicitar uma prorrogação deste prazo para mais 15 dias.
Expirando o prazo, não havendo readequação, o caso será encaminhado para a Vigilância Sanitária e para a FLORAM, órgãos responsáveis pelas sanções legais, que vão desde advertência até multa.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img