19.7 C
fpolis
quarta-feira, abril 17, 2024
Cinesystem

Creche de Florianópolis promove Dia Cultural

spot_img

Creche de Florianópolis promove Dia Cultural

spot_imgspot_img

Projeto da unidade Caetana Marcelina Dias ensina as crianças sobre costumes de diversos lugares

Com o intuito de despertar o interesse das crianças, a creche Caetana Marcelina Dias, localizada no bairro Ribeirão da Ilha, promove desde 2009 o Dia Cultural, projeto que busca destacar as manifestações intelectuais, artísticas e gastronômicas de determinado lugar. O trabalho é realizado bimestralmente.

Além de explicar sobre as culturas aos pequenos, os professores fazem um dia diferente na unidade com brincadeiras, apresentações teatrais, contação de histórias, exposição de trabalhos e fotos.

Para que as crianças possam interagir com o tema, os grupos se responsabilizam por preparar algo que represente o assunto estudado. Os familiares também participam, levando objetos que remetam ao assunto abordado.

No dia 30 de abril foi realizado o primeiro Dia Cultural de 2010, que deu ênfase à cultura açoriana, presente na comunidade do Ribeirão da Ilha. Nesse dia o cardápio foi pirão de feijão, ovo frito e saladas e no lanche foi oferecido bolo de milho com café. Os pais levaram para a confraternização tarrafa, renda de bilro, louças de barro, entre outros objetos que ficaram expostos na creche durante uma semana.

Já o segundo Dia Cultural do ano ocorreu na data de 24 de junho e teve como foco a cultura africana. Os educadores optaram por esse assunto devido à Copa do Mundo e às constantes referências que as crianças faziam ao tema. Cada grupo ficou responsável em pesquisar os costumes daquele país, tais como: danças, músicas, comidas, vestimentas, pinturas faciais e brincadeiras. Além disso foram realizadas outras atividades como o tererê, que é um penteado típico da região, e a confecção de bonecas de pano. O cardápio também foi diferenciado com peixe e pirão de feijão.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img