21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Crianças internadas no HU-UFSC vão receber visita de cachorrinho da ONG Patas do Bem

spot_img

Crianças internadas no HU-UFSC vão receber visita de cachorrinho da ONG Patas do Bem

spot_imgspot_img

Atividade, acompanhada por profissionais especializados, faz parte de um projeto de visitações com animais, e marca a reinauguração da brinquedoteca do hospital 

As crianças internadas na Pediatria do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) vão receber uma visita especial às 14 horas do próximo dia 21: Buddy, um cachorrinho preparado especialmente para este tipo de atividade. Será um cão maltês, levada por uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha com animais e fará a visita sob orientação da equipe de profissionais do HU. 

Além de Buddy, as futuras visitas serão feitas também pela galgo Ameli, que já esteve no HU em outras ocasiões. A visita do dia 21 marca a reinauguração da brinquedoteca do hospital, um espaço destinado a momentos de lazer e descontração para as crianças internadas e para seus acompanhantes. No ambiente, há brinquedos educativos, material para pintura e outras atividades. Este espaço já existe no HU mas estava desativado devido à pandemia de coronavírus. 

O cachorrinho que fará a visitação faz parte da equipe da ONG Patas do Bem, que trabalha com este tipo de atividade, promovendo visitações com animais em asilos, escolas e hospitais. Os animais são treinados para este tipo de interação, higienizados por profissionais e transportados em caixas ou carrinhos específicos para esta finalidade. 

Mais que um espaço de lazer, a brinquedoteca faz parte de um trabalho desenvolvido pelos profissionais do hospital com o objetivo de humanizar a assistência, promover a sociabilização das crianças internadas, estimular atividades lúdicas e ajudar no tratamento, reduzindo os impactos dos traumas resultantes da internação. Atualmente são desenvolvidos três projetos de extensão na Brinquedoteca, dois na área da Enfermagem e um na área de Psicologia. 

Hospital prepara autorização para visita de animais 

Além da visitação organizada pela ONG e pelos profissionais do HU, nos próximos dias, a rotina de visitação dos animais de estimação será estendida também aos pacientes de outras unidade de internação. O protocolo de normatização está em fase de aprovação. 

O gerente de Atenção à Saúde do HU explicou que os animais podem melhorar a qualidade de vida durante o tratamento e a hospitalização, por meio do vínculo existente. “Estar com seu animal de estimação, para alguns pacientes pela última vez, ressignifica o adoecimento e a vida trazendo benefícios terapêuticos muito significativos, além de rehumanizar as práticas do cuidado”, disse. 

De acordo com a equipe do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital, este tipo de iniciativa atende a determinações da Política Nacional de Humanização, que prevê o incentivo à criação de um ambiente agradável para pacientes e trabalhadores, entre outros fatores. 

Fotos:
Buddy é treinado para interagir em hospitais e asilos (Divulgação)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img