24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

CRM-SC faz alerta sobre riscos do “chip da beleza”

spot_img

CRM-SC faz alerta sobre riscos do “chip da beleza”

spot_imgspot_img

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) emitiu parecer condenando o uso clínico de implantes de gestrinona, frequentemente anunciados como “chips da beleza”. Segundo o documento, assinado pelo Conselheiro Itairan da Silva Terres: “não  há,  no  momento,  base científica que justifique o uso clínico de implantes de gestrinona para qualquer indicação, exceto em ambiente de estudos científicos devidamente registrados em Comissão de Ética em  Pesquisa,  conforme  o  regramento  vigente  para  a  condução  de  pesquisas  clínicas envolvendo  seres  humanos  no  Brasil.  O  uso  de  medicamento  sem  registro  no  País e em apresentação e via de administração não estudada para a indicação proposta afronta as normas sanitárias e éticas vigentes”.


A gestrinona é um medicamento que foi estudado e indicado para o tratamento da endometriose – e por administração via oral. O parecer se baseou na Nota Técnica em que as Câmaras Técnicas de Endocrinologia e Metabologia e  de Ginecologia e Obstetrícia do CRM/SC fizeram extensa pesquisa nas bases científicas disponíveis e demonstraram não haver estudos que indiquem eficácia ou segurança do uso desta medicação para fins estéticos, bem como sua aplicação na forma de implantes, como tem sido feito frequentemente.


A análise do CRM-SC foi decidida depois de a autarquia receber número crescente de denúncias  de  publicidade  de  implantes  hormonais  de  gestrinona, “Esse procedimento não tem nenhuma indicação aceitável, uma vez que não existem estudos consistentes que assegurem que o tratamento tenha eficácia e havendo sérias preocupações em relação aos seus riscos”, diz Terres. A Anvisa já se posicionou informando que a gestrinona não tem registro ativo no Brasil, assim como os implantes de silástico, podendo a sua divulgação e prescrição configurar crime.


Presidente do CRM-SC, o médico Eduardo Porto Ribeiro diz que é essencial que os pacientes evitem usar produtos não indicados e alerta os médicos sobre a importância de os profissionais seguirem a orientação do parecer técnico para evitar infração ética.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais