24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Prefeitos e Prefeitas de Santa Catarina assinam acordo com o Programa Cidades Sustentáveis no dia 27 de maio

spot_img

Prefeitos e Prefeitas de Santa Catarina assinam acordo com o Programa Cidades Sustentáveis no dia 27 de maio

spot_imgspot_img

No próximo dia 27/5, sexta-feira, às 15h, a cidade de Florianópolis vai sediar o evento “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades de Santa Catarina”, que tem como objetivo fomentar a implementação em nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e apresentar estratégias, novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação dos ODS.

O evento é uma realização da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Movimento ODS Santa Catarina, o Programa Cidades Sustentáveis e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS.

Na ocasião também serão lançados o módulo e o Guia de Colaborações Acadêmicas — Parcerias entre municípios e instituições de Ensino Superior da Plataforma do Conhecimento para Cidades Sustentáveis. A Prefeita Renata Sene apresentará a sua experiência relacionada à implementação da Agenda 2030 e dos ODS, que tem sido referência nacional e internacional.

Além dos conteúdos e orientações apresentados no guia, o módulo de Colaborações Acadêmicas reunirá ferramentas e funcionalidades de apoio a gestores públicos na Plataforma Cidades Sustentáveis. Neste ambiente web, os usuários poderão localizar mais de 40 mil instituições de ensino superior brasileiras por meio de filtros, sistemas de busca e mapas de localização. Em seu Sistema de Informações Geográficas (SIG), a plataforma também disponibilizará a camada com todas as IES públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas sem fins lucrativos do país.
 

De modo geral, o guia e o módulo abordam as muitas possibilidades de atuação conjunta entre prefeituras, universidades e institutos acadêmicos. Também falam sobre os desafios e benefícios dessas parcerias, como e por que fomentá-las e os impactos positivos que podem produzir em nível local. Em termos práticos, apresentam a diversificação, abrangência e especialização das mais de 2,4 IES do Brasil, suas diferentes categorias administrativas, organização institucional e fontes de recursos orçamentários.


Os novos conteúdos lançados pelo PCS trazem ainda informações sobre os diferentes mecanismos para financiar as parcerias, bem como os principais instrumentos jurídico-administrativos que normatizam essa relação. O guia e o módulo apresentam também dez experiências concretas de parcerias entre IES e municípios brasileiros, em diferentes contextos e regiões do país.

Na ocasião, a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) assinará um Acordo de Cooperação com Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS, e o Movimento ODS Santa Catarina, que prevê a realização de diversas ações para apoiar os municípios catarinenses na implementação da Agenda 2030 e dos ODS.

Prefeitos e Prefeitas da região serão convidados a aderirem ao Programa Cidades Sustentáveis, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, e ao Movimento ODS/SC. Vale destacar que a carta compromisso do PCS já integra a adesão à EODS.

Ao registrar a adesão ao PCS, Prefeitos e Prefeitas terão acesso gratuito à Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, onde são disponibilizadas de forma gratuita diversas ferramentas e metodologias para apoiar a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram os módulos de Indicadores, Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã, entre outros.

O evento contará com as presenças do Prefeito de Orleans e Presidente da FECAM, Jorge Koch, da Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, da Prefeita de Francisco Morato/SP e Vice-Presidente de Parceria para a Agenda 2030 e dos ODS da Frente Nacional de Prefeitos e representante da Estratégia ODS, Renata Sene, do Coordenador geral do Movimento ODS/SC, Gilson Zimmerman, da Fernanda Acyoli, representando o LabCidade — Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade da USP, e representante do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Serviço:

Data: 27 de maio de 2022

Horário: 15h30

Local: Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – Granfpolis – Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis – SC

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais