23 C
fpolis
segunda-feira, novembro 29, 2021
cinesytem

Defesa Civil de São José está em alerta devido à previsão de forte chuva na região até sábado

spot_img

Defesa Civil de São José está em alerta devido à previsão de forte chuva na região até sábado

spot_img

A Defesa Civil de São José, na Grande Florianópolis, está em alerta devido à previsão de tempo instável e muita chuva em Santa Catarina entre prevista até este sábado, 28. Segundo informações da Epagri-Ciram, o mau tempo ocorre em razão da formação de um ciclone extratropical próximo do Litoral Sul do estado, com previsão de chuva forte e persistente. As informações são da Secretaria de Comunicação da PMSJ.

Segundo o diretor da Defesa Civil de São José, major Hilton Zeferino, nos próximos dias, o acumulado de chuva pode superar o esperado para todo o mês de junho, podendo chegar a 235mm no município. Devido a este acumulado, a Defesa Civil está em “Estado de Atenção”, principalmente com relação às áreas de encosta existentes e locais inundáveis.

O major afirma que o principal foco de atenção são os 36 pontos mapeados como áreas de risco de São José, mas o alerta serve para todo o município.

Se as previsões se confirmarem, a Defesa Civil recomenda:

Em caso de tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boa cobertura, como banheiros; fechem as janelas e portas; e não manuseiem nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Em caso de inundações e alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças nas proximidades de rios e ribeirões. Atenção ainda com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Em caso de deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia imediatamente de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no número 193.
 

spot_img
spot_img