15.2 C
fpolis
segunda-feira, outubro 18, 2021
cinesytem

Delegação catarinense embarca nesta terça-feira para a maior competição estudantil do país

spot_img

Delegação catarinense embarca nesta terça-feira para a maior competição estudantil do país

spot_img

A partir desta terça-feira, 2, começa para a delegação catarinense a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para jovens de 12 a 14 anos, que neste ano terá número recorde de participantes. Cerca de 4 mil atletas vão competir em Londrina (PR), entre os dias 4 e 13 de setembro. A abertura do evento, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), será quinta-feira, às 20h. As informações são da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.

Santa Catarina participa com uma delegação de 192 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, e novamente figura entre os favoritos, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. A primeira parte do grupo catarinense (95 atletas das modalidades individuais, técnicos e dirigentes) embarca nesta terça-feira para o Norte do Paraná. O restante da delegação (97 pessoas), das modalidades coletivas, chegará a Londrina na próxima segunda-feira, dia 8.

Aproximadamente 4.660 pessoas estão envolvidas com o evento, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade-sede, Londrina. O recorde anterior foi da etapa realizada em Natal (RN), em 2013, com 4.587 participantes, sendo 3.910 atletas. Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Atualmente, é tido como referência internacional e, consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. A delegação catarinense foi formada na etapa estadual dos Jesc 12-14 anos, em julho, na cidade de São José (confira abaixo a relação completa).

Em Londrina, serão disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

A segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para estudantes de 15 a 17 anos, acontece em João Pessoa, de 6 a 15 de novembro. A delegação catarinense foi formada na semana passada, nos Jesc 15-17 anos, em Blumenau.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio master da Coca-Cola. A Fesporte é responsável por toda a logística de transporte da delegação catarinense.
 

spot_img
spot_img