23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Dia sem carro terá vários eventos na avenida Paulo Fontes

spot_img

Dia sem carro terá vários eventos na avenida Paulo Fontes

spot_imgspot_img

Nesta quarta-feira, 22, participe, deixe seu carro na garagem

Nesta quarta-feira, 22, das 9 às 18 horas, a Prefeitura estará promovendo várias atividades na avenida Paulo Fontes para marcar o “Dia Mundial sem Carros”, que acontecerá em milhares municípios em todo mundo. O objetivo é alertar as pessoas para que deixem o carro na garagem e utilizem formas alternativas e menos poluentes de mobilidade que não o automóvel, como o transportes público, bicicletas e caminhadas. Para incentivar o uso de ônibus será realizado o pedágio do brinquedo, com as doações trocadas por passagens do transporte urbano.

Durante todo o dia a Paulo Fontes será palco de atividades educativas e de lazer, assistência básica à saúde, apresentações artísticas e exposições acadêmicas e do plano cicloviário da Capital. Também serão distribuídas à população mudas de plantas doadas pela Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) para incentivar a preservação ambiental.

O dia sem carro faz parte da programação da Semana da Mobilidade Sustentável Floripa 2010 que têm a coordenação geral da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, com a participação das secretárias de Saúde e Educação, Fundação Franklin Cascaes, IPUF, Guarda Municipal, organizações não governamentais e empresas. O evento busca criar um conceito para uma cidade ambientalmente sustentável e discutir meios alternativos e não poluentes de mobilidade urbana.

Busdoor

Também na quarta-feira, 22, 65 ônibus urbanos de Florianópolis vão circular com três diferentes mensagens educativas para o trânsito seguro e respeito ao transporte público nos vidros traseiros. Os “busdoor” ficarão nos veículos até 31 de janeiro do próximo ano.

A campanha alerta os pedestres para o uso da faixa de segurança e os motoristas para o respeito das faixas de travessia, calçadas e sinal vermelho. Uma das peças orienta ainda os condutores de carros particulares a darem preferência aos ônibus no trânsito, melhorando a mobilidade do transporte coletivo, que transita com maior número de pessoas por veículo. A mensagem é clara: “respeite a vida no trânsito!”

Sem Carro

A idéia da mobilização por um dia sem carro surgiu na França em 1997 e em pouco tempo se espalhou pela União Européia. A versão brasileira do evento teve início em 2001, quando 11 cidades realizaram seu dia sem carro, e atingiu o ápice em 2007, com 56 municípios, entre eles 18 capitais, aderindo ao movimento.

* ATIVIDADES DO DIA SEM CARRO

1. Pedalada e Caminhada do Campeche ——- Escola da Fazenda, no Campeche
2. Rua de Lazer————————————-SESI, Paulo Fontes
3. Avenida Cultural———————————Fundação Franklin Cascaes, Paulo Fontes
4. Tabuleiro Bicicleta para o Trabalho———–SESI, Paulo Fontes
5. Atividades de Assistência à Saúde————Sec. Municipal de Saúde, Paulo Fontes
6. Distribuição de Mudas————————- FLORAM, Paulo Fontes
7. Exposição Acadêmica”Mobilidade Ativa”—–UDESC, Paulo Fontes
8. Estacionamento para Ciclistas—————– AFLOV, Av. Paulo Fontes
9. Pedágio do Brinquedo————————– RBS TV/CDL-Florianópolis, Av. Paulo Fontes
10. Educação para o Trânsito———————-Guarda Municipal, Paulo Fontes
11. Exposição do Plano Cicloviário—————-IPUF, Paulo Fontes

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img