21.4 C
fpolis
sexta-feira, maio 3, 2024
Cinesystem

Eleitos novos diretores da rede municipal de ensino

spot_img

Eleitos novos diretores da rede municipal de ensino

spot_imgspot_img

Neste sábado, 30, houve eleições para diretores de escolas, creches e núcleos de educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis. Mais de 15 mil pessoas compareceram às urnas, entre professores, pais e alunos. Os dirigentes ficarão no cargo por três anos. A posse ocorrerá no dia 18 de dezembro, às 19h , na sede da Associação Catarinense de Medicina. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Nas 34 escolas de ensino fundamental onde foi realizado o pleito, os nomes dos diretores já foram confirmados. Na Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, maior estabelecimento da rede, o eleito foi Willian Marques Pauli com mais de 50% dos 620 votos válidos. A unidade, localizada em Ingleses, possui um total de 1.056 alunos.

Graziela Alexandrina irá comandar a Escola Dilma Lúcia dos Santos, da Armação do Pântano do Sul. Ela obteve 297 votos de um total de 389.

O resultado envolvendo creches e núcleos de educação infantil será divulgado nesta segunda-feira (2). Neste caso, há 74 unidades.

Haverá indicação em no mínimo oito instituições. O Núcleo de Educação Infantil Armação é um exemplo onde não houve quórum para eleger um candidato. Nas outras sete unidades não ocorreu o pleito por não haver concorrentes: Escola Básica Almirante Carvalhal, Escola Básica Osmar Cunha, Creche Morro da Queimada, Creche Monsenhor Frederico Hobold, Creche Almirante Lucas, Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes e Creche Nossa Senhora Aparecida.

Pleito eletrônico

Com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o processo foi realizado com urnas eletrônicas. No total, 236 equipamentos foram utilizados. Foi preciso utilizar cinco das 20 urmas de reserva. “A parceria com a Secretaria foi bem interessante, devido à quantidade elevada de pessoas votantes, que é maior do que o de muitas cidades catarinenses”, ressalta Milton Baís Barboza Junior, técnico Judiciário da Seção de Voto Informatizado do TRE.

Para o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, a eleição de diretores foi um momento de boa participação democrática. “Espero que nos três próximos anos os eleitos desempenhem bem as suas funções e que possamos avançar mais na qualidade da educação”, afirmou.

Próximo passo

Os vencedores participarão de um curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é preparar os dirigentes para gerenciar as unidades. A formação terá carga horária de 40 horas.

Recursos

Os candidatos poderão entrar com recurso de terça-feira (3) a quinta-feira (5) , das 13 às 19 horas, no Protocolo da Secretaria Municipal de Educação. Em 5 de dezembro, ocorrerá oficialmente a homologação e divulgação dos eleitos.

Democracia na escola

O processo de eleição direta para diretor ocorre desde 1986. Num primeiro momento, havia eleição somente nas escolas básicas (1º ano à 8ª série). A partir de 1994, esse processo foi ampliado para as demais unidades, passando a contemplar também as escolas desdobradas (1º ano ao 5º ano), creches e os núcleos de educação.

Números da rede

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (RME) conta com 85 unidades de educação infantil, que atende cerca de 11 mil e 500 crianças. No ensino fundamental, entre escolas básicas e desdobradas, a RME atende a cerca de 15 mil e 500 alunos distribuídos em 37 unidades de ensino. Na Educação de Jovens Adultos e Idosos, EJA, 9 núcleos atendem aproximadamente a mil estudantes a partir dos 15 anos de idade.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img