19.8 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Empreendedorismo: Dicas para começar seu negócio agora mesmo

spot_img

Empreendedorismo: Dicas para começar seu negócio agora mesmo

spot_imgspot_img

Empreender significa, segundo o Sebrae, “ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação”. Significa também, superar desafios diariamente, agir e colher os progressos do seu esforço.

Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, o qual é a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo e é realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), a Taxa de Empreendedores Estabelecidos, que são os que possuem no mínimo 3,5 anos de operação, teve um aumento de 1,2 ponto percentual e passou de 8,7% da população adulta, em 2020, para 9,9% em 2021.

Além disso, outro ponto positivo apresentado pelo relatório da GEM é que o empreendedorismo por necessidade diminuiu, e por oportunidade aumentou.

Isso comprova que o cenário econômico está favorável para os empreendedores que perseveram e que traçam e executam um plano estratégico inteligente.

Se identificou com o conceito de empreendedor? Então siga as dicas que separamos a seguir e execute a sua tão sonhada ideia!

Pense na formalização

Independentemente do tamanho, profissionalize o seu negócio por meio de abertura de empresa (CNPJ), emissão de NF, padronização de processos, entre outros.

Aperfeiçoe sua habilidades  

Não deixe de estudar para acompanhar a evolução do mercado. Faça cursos técnicos e de gestão de negócios. Lembrando que existem inúmeras opções gratuitas, como por exemplo o “Defina seu negócio” do Sebrae.  

Pivote

Pivotar é um termo técnico do empreendedorismo e significa readequar o seu plano de negócio caso o atual não esteja sendo satisfatório ou caso você tenha descoberto uma brecha de mercado que pode levar a sua empresa a outro patamar de forma mais rápida.

Conheça o mercado

Estude o mercado e entenda qual é o seu público alvo e quais são as dores deles. Feito isso, crie soluções que atendam esses requisitos com a maior qualidade possível.

Conheça as novas Tecnologias

Utilize a tecnologia a seu favor para otimizar os processos e consequentemente, baratear e melhorar a sua produção.

Ponha seus planos em prática

Estruture um plano estratégico e coloque-o em prática o quanto antes. Dessa forma, é possível testar quais são os produtos e serviços que estão performando bem e ir adequando os próximos passos da sua empresa.

Avalie a concorrência

Isso inclui concorrentes diretos e demais empresas que estiverem se destacando para estar atento aos caminhos que o mercado está se direcionando.

Esteja rodeado de pessoas competentes, o que inclui fornecedores, funcionários, terceirizados, etc, pois são eles que te ajudarão em momentos de dificuldade.

Seja persistente 

Os desafios que compõem a rotina de um empreendedor são inúmeros e muitas vezes, inesperados. No entanto, a sensação de conquista ao superá-los é indescritível. Então, persevere para saborear as vitórias ao lado de seu time. Além disso, ao superar os percalços, ganha-se experiência para superar os próximos desafios que aparecerão no caminho.

Planeje o financeiro

Geralmente, o período inicial de abertura da empresa passa por momentos de prejuízos antes de realmente obter lucro. Então, prepare o caixa da empresa e separe o valor necessário para o seu capital de giro.

A organização financeira da sua empresa é um fator determinante para o seu sucesso. Dessa forma, tome decisões inteligentes com o dinheiro do seu negócio. 

No entanto, caso precise de ajuda para quitar uma dívida ou para aproveitar uma oportunidade de negócio, contratar empréstimo para empresa pode ser uma ótima opção, uma vez que essa modalidade de crédito entende e supre as necessidades específicas de um empreendedor.

Conclusão

Empreender possui inúmeros desafios a serem superados diariamente. No entanto, é uma profissão compensadora na medida que é desafiadora.

Se você quiser fazer parte dessa profissão, siga as nossas dicas e não fique esperando o momento certo chegar, pois ele nunca aparecerá. Execute a sua ideia e colha os resultados!

E caso precise de ajuda em algum momento da sua jornada empreendedora, pesquise por parceiras financeiras como a CashMe, que oferece o empréstimo para empresa e possui a solução para a sua necessidade empresarial.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img