21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Encontro do LIDE/SC reuniu principais lideranças empresariais de Santa Catarina

spot_img

Encontro do LIDE/SC reuniu principais lideranças empresariais de Santa Catarina

spot_imgspot_img

Com o tema ‘É hora de acelerar Palhoça’, o evento teve como objetivo estimular o desenvolvimento regional dando visibilidade para os grandes “cases” da cidade

Investimento em sustentabilidade, ações sociais e a construção de uma cidade inteligente foram os principais conceitos que nortearam o encontro do LIDE/SC, realizado ontem (03), na Cidade Pedra Branca. Com o tema ‘É hora de acelerar Palhoça’, o encontro reuniu lideranças empresariais de todo o Estado para que pudessem conversar sobre o desenvolvimento da cidade, levantando perspectivas e metas para a economia e o futuro do município. Além de apresentar cases de sucesso que fazem de Palhoça uma cidade diferenciada. 

A modernização da iluminação pública é um desses projetos e foi apresentado pelo presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira. Sob o comando da QLuz, concessionária responsável pela execução dos serviços no município desde maio de 2020, via Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura, hoje Palhoça ostenta o título de primeira cidade do Brasil com iluminação pública 100% em LED e telegestão. Com isso, tem apresentado uma economia média mensal de 63%  aos cofres públicos e seus mais de 27 mil pontos de iluminação contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. Tecnologia que permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz. 

“O sistema é fundamental para a qualidade da iluminação pública e contribui como porta de entrada para a cidade se transformar em uma smart city. Além da economia gerada para o município, o investimento em modernização também fomenta o desenvolvimento do comércio e do turismo local. Com uma iluminação de qualidade, em que as pessoas se sintam mais seguras ao andar pelas vias, a vida noturna da cidade muda. A nossa experiência nos mostra ainda que este tipo de investimento impacta, por exemplo, na sensação de bem-estar das pessoas” explica Vieira. 

Outro case apresentado foi o da Cidade Pedra Branca, história que começou no final da década de 90, quando uma fazenda familiar foi transformada em um bairro diferenciado em Palhoça. Com um total de 2300 lotes, em cerca de 250 hectares, aos poucos os lotes unifamiliares, mistos e comerciais foram ganhando vida e o bairro foi se tornando uma realidade.

“O nosso sonho foi pautado e cresceu com a missão de ajudar no desenvolvimento da região. Dessa forma fomos pioneiros e inovadores, principalmente ao trazer propostas que ainda não estavam tão difundidas na nossa sociedade, como a questão da sustentabilidade e o novo urbanismo, que traz o planejamento urbano pensado para as pessoas. Sempre estimulando o conceito de centralidade, onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir num mesmo lugar”, destacou Marcelo Gomes, presidente do Grupo Pedra Branca. 

Já o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, falou sobre a evolução do município no decorrer dos anos e a sua transformação, que resultou em uma cidade de médio porte com o melhor índice econômico do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Austin Ratig.

“Depois de um grande esforço e comprometimento com o desenvolvimento, agora os nossos olhares estão voltados para lidar com o que virá no futuro. Palhoça de frente para a prosperidade do futuro é uma responsabilidade assumida com toda a comunidade. Buscamos por servidores, políticas públicas e resultados que sejam empreendedores, inovadores e que a gente consiga antever os desafios vindouros e estar preparado para lidar com eles”, revela Freccia.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img