23.5 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Encontro sobre relevância da produtividade e inovação das empresas catarinenses para o desenvolvimento de Santa Catarina reúne lideranças empresariais e Governador

spot_img

Encontro sobre relevância da produtividade e inovação das empresas catarinenses para o desenvolvimento de Santa Catarina reúne lideranças empresariais e Governador

spot_imgspot_img

O encontro que acontece na Casa da Agronômica terá a presença de grandes empresas catarinenses que juntas somam $ 100 bi em faturamento e também a apresentação pelo presidente do Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas sobre o papel das micro e pequenas empresas para a economia do estado.

Entre os temas abordados, a importância da conexão entre grandes empresas e suas cadeias produtivas formadas por micro e pequenas com objetivo de elevar a produtividade e a inovação e a geração de valor das organizações com impacto no desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina

Santa Catarina é o segundo estado mais competitivo do país, segundo Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pela ONG Centro de Liderança Pública (CLP).

Com apenas 1,1% do território nacional e 3,4% da população brasileira, Santa Catarina é o quarto estado com maior faturamento em tecnologia, atrás apenas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Mesmo entre esses estados, Santa Catarina teve o maior crescimento no número de empresas de tecnologia durante o período de 2015 a 2019. A alta foi de 11,8%, levando a mais de 12 mil o número de empresas de tecnologia catarinenses. No mesmo período, a quantidade de empresas no setor de tecnologia caiu 8,5% no acumulado brasileiro.

Santa Catarina manteve três municípios no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e nesta edição produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Florianópolis ficou com a segunda posição nacional, lugar que já ocupava em 2020, atrás apenas de São Paulo.

Joinville a maior cidade do estado passou da 16ª para a 9ª colocação, ficando entre as dez primeiras posições da lista. Blumenau completa o ranking, na 20ª posição.

4º maior parque industrial do país, na composição do resultado final de 2021, Santa Catarina obteve o 1º lugar em sustentabilidade social e segurança pública, além do 2º lugar em eficiência da máquina pública e educação, 3º em inovação e infraestrutura e 4º em sustentabilidade ambiental.

O estado já é o 3º maior PIB do Brasil e deverá assumir o segundo PIB per capita do Brasil em 2023 pelo IBGE. A força da economia pode ser percebida pelo fato do estado ter atingido o maior nível de emprego já alcançado por qualquer estado, com a menor taxa de desemprego do Brasil.

Santa Catarina também se destaca por possuir a indústria mais diversificada do Brasil e a que mais cresceu no Brasil durante a pandemia, e é o 2º estado do país no ranking da inovação e tem a maior densidade de startups do Brasil, inclusive com o maior número de startups voltadas à indústria no Brasil.

Sobre o LIDE SC:

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação, formando um ecossistema de empresas que representam mais de 52% do PIB privados do país.

O LIDE busca fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em todos continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

O grupo reúne lideranças representativas dos diferentes segmentos da economia como Tecnologia e Inovação, Indústria, Serviços, Turismo, Construção Civil e Mercado Imobiliário, Agro e Varejo.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img