17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Epagri/Ciram alerta para o risco de chuva forte em toda Santa Catarina

spot_img

Epagri/Ciram alerta para o risco de chuva forte em toda Santa Catarina

spot_imgspot_img

A Epagri/Ciram e a Defesa Civil de Santa Catarina divulgaram um comunicado alertando para a previsão de chuva contínua e forte no Estado. Os acumulados devem superar o esperado para o mês inteiro, podendo ocorrer pontuais de 300mm ou mais, sobretudo no Planalto Sul e Litoral Sul, onde a chuva mais forte se estende até o sábado, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.

Nesta quarta-feira, 25, ocorre chuva isolada em Santa Catarina, especialmente do Oeste ao Litoral Sul. A situação pode ser complicar entre a quinta e sexta-feira, com a formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul de SC. Há previsão de chuva contínua e forte no Estado.

Nas regiões de divisa com Rio Grande do Sul (Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis), os volumes também serão significativos, com acumulados entre 150mm e 240mm. No Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 90mm e 150mm, com melhora do tempo no decorrer do sábado.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

– Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

– Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img