24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Era uma vez um riso que se multiplicou em arte

spot_img

Era uma vez um riso que se multiplicou em arte

spot_imgspot_img

A partir de um plantão no Hospital Infantil de Florianópolis, (A)Gentes do Riso gravam música autoral e clipe

Era uma vez, uma tarde de quarta-feira, dia de plantão das palhaças e palhaços do projeto (A)Gentes do Riso no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. Como de costume, dois palhaços entram num quarto e se deparam com 3 crianças e seus acompanhantes.

Brincadeira vai e brincadeira vem, a musicalidade foi tomando conta e aconteceu um show, com direito a troca de ingressos e uma interação animada da plateia. Na despedida, um dos palhaços falou: “Comprem nosso CD. Ah! Não temos um CD ainda, mas quem sabe um dia…” desejou Jubi (Egon Seidler – um dos coordenadores e palhaço do projeto).

Não sabiam eles que um dos pais presentes no quarto é músico, sócio de um estúdio e se sentiu tocado pelo momento, pelo encontro, pelo riso que brotou em “Maricota”, sua filha.

“Ouvi um alarido vindo do corredor, fiquei incomodado porque você estava dormindo e com muita dor, aí duas pessoas entraram no quarto, vestidos de palhaços, trazendo música, alegria e principalmente esperança pra aquele ambiente tão pesado que é um hospital. Lembro que você virou pra eles, e deu um sorrisinho de canto, como você faz em tudo que tem a ver com música, aquilo me encheu de alegria por um segundo, os meninos saíram do quarto, e ali nasceu uma pequena ideia, pensei comigo mesmo ‘o que posso fazer pra retribuir esse sorriso?’ relatou Sam, o pai, em carta aberta para “Maricota”, sua filha.

Um café foi marcado pelas redes sociais. Aconteceu então uma conversa carinhosa e uma proposta abraçada por ambas as equipes, tanto do projeto (A)Gentes do Riso quanto do Studio 74. Escolheu-se então uma música autoral do grupo, criou-se um brincante arranjo e, assim, tomou forma “Perdides no hospital”.

A canção “Perdides no hospital” é de autoria de Cassiano Vedana, o palhaço Cassildo, que também estava na visita e encontro com “Maricota” e Sam. Uma aventura musicada que, quem já teve que percorrer os corredores do HIJG, conhece bem. O hospital é grande, referência no atendimento de muitas especialidades, com muitos corredores, unidades, rampas, ou seja, facilmente alguém se perde ou se desencontra pelo caminho.

Muito trabalho se fez, muita magia, muito afeto. Um trabalho artístico nasceu de um mergulho intenso, costurado com delicadeza e profissionalismo. Tomou corpo em formato de vídeo e agora o abraço se estenderá para muitas outras crianças e famílias por aí, por meio do riso, pela internet, em clipe e música.

Na próxima quarta-feira, dia 25/05, às 18h00 estará no ar “Perdides no hospital”, no canal do YouTube do projeto (A)Gentes do Riso. Aproveite!

Uma das premissas do projeto é estar a serviço. Por meio dele, artistas colocam seu conhecimento, pesquisa e potência para a promoção de saúde e bem-estar, potencializando relações e processos de cura. Neste encontro, Sam e Nelson (Studio 74) também aportaram força ao projeto, ampliando capacidades e transbordando em riso.

(A)Gentes do riso acreditam que a alegria melhora tudo. Mas, nada tem mais capacidade de transformação do que um encontro em que aportamos o que temos de melhor e juntos lançamos ao mundo.

Lançamento do clipe “Perdides no hospital”

25/05 (quarta-feira)

18h00 – gratuito

No canal do YouTube “osagentesdoriso” – https://www.youtube.com/channel/UCnJEgCC-jR09CMCNkjXKnRw

FICHA TÉCNICA

Música: Perdides no hospital

Composição: Cassiano Vedana

Produção Musical: Samuel Nonato

Violão, flauta e percussão: Cassiano Vedana

Vozes principais: Cassiano Vedana e Lidiane Mandarina

Vozes adicionais: Charles Augusto, Débora de Matos, Egon Seidler, Gabriela Leite, Greice Miotello, Paula Bittencourt e Rodrigo Prestes

Direção de Vídeo: Nelson Simas

Assistente de Direção: Egon Seidler

Edição e Finalização: Studio 74

Elenco: Billy (Allan Ortega), Pacacoenco (Charles Augusto), Esmeralda (Débora de Matos), Jubi (Egon Seidler), Flor (Gabriela Leite), Gretta Panschetta (Greice Miotello), Malagueta (Paula Bittencourt), Lynda Collpaso (Rhaisa Muniz) e Amanito (Rodrigo Prestes)

Participação especial: Griselda (franga) e Vitória Régia (tartaruga)

Produção: Studio 74 Musical e projeto (A)Gentes do Riso

Agradecimento: Sanny Simas

Projeto (A)Gentes do Riso

Utilizam a arte da palhaçaria a serviço da alegria, da saúde e do bem-estar. Transformam o ambiente em arte, em diversão, em música, em festa… Cuidam do que está bem, aumentando a luminosidade dos olhos e o colorido da alma. Permitem que pequenos instantes se tornem encontros mágicos, regados a risos e a amor. Sonham juntos e acreditam que a alegria melhora tudo. O projeto é desenvolvido pela Traço Cia de Teatro e o grupo atua junto a unidades de saúde desde o ano de 2011.

@osagentesdoriso

Studio 74

O Stúdio 74, é um estúdio com referência especializado em gravação, produção musical, mixagem, masterização. Conta com equipamentos e plugins atualizados, deixando com uma alta qualidade sonora; visando a captação mais original dos instrumentos para um melhor resultado final.

@studio74musical

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img