21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Espaço dedicado às rendeiras da Ilha é inaugurado no Mercado Público

spot_img

Espaço dedicado às rendeiras da Ilha é inaugurado no Mercado Público

spot_imgspot_img

Referência cultural de Florianópolis, a renda de bilro ganhou nesta quinta-feira, 30, um espaço especial no Mercado Público. O box 78, na Ala Norte do prédio histórico, será também o endereço do Armazém da Renda – um centro de referência para divulgar a produção artesanal do município, integrando os diversos núcleos existentes nas comunidades, e que reúnem cerca de 300 rendeiras.

Aspectos históricos e culturais envolvendo a atividade rendeira serão apresentados em exposição permanente no local, por meio de painéis informativos que apresentam a dinâmica da produção, desde a coleta e beneficiamento da matéria prima para fazer os bilros, a almofada e o caixote, até os tipos de rendas e pontos mais comuns no feitio de toalhas, roupas, trilhos e peças em metro.

O visitante também poderá ver algumas rendeiras produzindo e adquirir produtos feitos na hora pelas próprias artesãs ou nos núcleos formados nas comunidades.

Gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, o Armazém da Renda vai abrigar exposições, acervo audiovisual e oficinas demonstrativas de renda de bilro, incentivando também o convívio social e o intercâmbio cultural entre as artesãs.

O centro de referência tem como objetivo reconhecer e valorizar o ofício das rendeiras no mundo contemporâneo, fortalecendo as formas de transmissão de saberes e fazeres tradicionais referentes a essa produção artesanal em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img