17.6 C
fpolis
segunda-feira, abril 22, 2024
Cinesystem

Exposição HASSIS CARNAVAL estreia no Shopping Itaguaçu 

spot_img

Exposição HASSIS CARNAVAL estreia no Shopping Itaguaçu 

spot_imgspot_img

 Obras retratam a alegria do Carnaval Brasileiro, são exibidas no espaço Itaguaçu + Arte até dia 5 de Março 

            Até o dia 5 de março, a Fundação Hassis traz do seu acervo uma exposição exclusiva de Hiedy Assis Corrêa, com obras inéditas para a Galeria + Arte, do Shopping Itaguaçu, na Grande Florianópolis. A exposição, “Hassis Carnaval”, foi inspirada nas festas populares e tradicionais dos nativos da Ilha de Santa Catarina. Trata-se de um recorte atento aos movimentos espontâneos e às tradições legitimamente ilhéus. Os elementos da música, movimentos, estandartes e fantasias locais foram captadas e eternizadas pelo artista, que sempre foi atento ao seu povo, aos costumes, aos hábitos da cidade onde se enraizou e viveu intensamente o dia a dia dos nativos.

Hassis se encarregou de eternizar as manifestações culturais e carnavalescas da Ilha dos anos 1960, 70, 80 e mais. A festa popular foi uma das maiores fontes de inspiração, que revela em cada obra detalhes e sutilezas que só quem viveu esse tempo consegue decifrar. O artista decorou bailes de clubes, ornou ruas e avenidas, concebeu a folia em suas cores e traços. Assim, suas obras representam a materialização dos momentos que viveu profundamente em uma das mais evidentes características do ilhéu: seu fascínio pelo carnaval.

Nascido em Curitiba em 1926, Hassis mudou-se com a família para Florianópolis aos dois anos de idade. Fez parte do Grupo Sul, que nas décadas de 1940 e 1950 representou a vanguarda dos movimentos artísticos e literários de Florianópolis, foi um dos criadores do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis – GAPF, e entre 1961 e 1987 foi responsável pela decoração carnavalesca dos salões dos principais clubes sociais da cidade, entre eles o tradicional Clube Doze de Agosto. Hassis já participou de mais de duas centenas de exposições coletivas e seu currículo conta com 66 mostras individuais.

  O Projeto + Arte Itaguaçu, tem intuito de homenagear e promover artistas locais sempre com a curadoria de Chris Ribeiro em cada exposição que ocorre mensalmente. A  exposição “Hassis Carnaval”, conta com 13 obras exclusivas, que foram selecionadas com a curadoria de Monique Fonseca e Luciana Paulo Corrêa, uma das filhas do artista e também diretora da Fundação Hassis. A Galeria fica aberta para visitação até dia 5 de março, no espaço Itaguaçu + Arte, no piso 2, com entrada gratuita. Para mais informações, confira as redes sociais do shopping.

Serviço

O quê: Exposição “HASSIS CARNAVAL” – Hiedy Assis Corrêa

Quando: até 5 de março

Onde: Piso 2, na Galeria Itaguaçu +Arte

Quanto: Entrada gratuita.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 12h às 20h.

Produção Cultural: Chris Ribeiro

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img