21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Exposição sobre ícones culturais de Florianópolis vai até dia 18 de agosto

spot_img

Exposição sobre ícones culturais de Florianópolis vai até dia 18 de agosto

spot_imgspot_img

Foi aberta uma exposição coletiva sobre ícones culturais de Florianópolis. Boi de mamão, arte rupestre, lendas bruxólicas, benzedeiras e renda de bilro foram as inspirações para as artes projetadas nas paredes do Espaço Oficinas, do Centro Integrado de Cultura (CIC). A mostra é resultado da oficina de Design de Superfície, ministrada pela professora Patrícia Amante e está aberta à visitação, de forma gratuita, até o dia 18 de agosto.

As artistas foram convidadas a criar estampas, fazendo módulos de repetição depois de mergulhar na cultura local. O processo de criação incluiu visitas em várias partes da ilha, conversas com locais e captura de imagens. Por isso, a exposição se chama “Ilha Marcada”, pois traz as marcas culturais que acabam virando marcas pessoais depois que cada pessoa deixa-se envolver pela magia da ilha.

Jayro Schmidt, pintor, professor e crítico de arte, elogiou, dizendo que a exposição “Ilha Marcada” estava “bem demarcada em termos de orientação”. E ele ainda salientou o seguinte: “Quanto à montagem, eis um detalhe que enriqueceu a mostra: os padrões de cada participante aparecem na parede, em cada um deles com uma das quatro áreas em branco, tendo à frente e pendurado a área que falta, o que sugere o quadrimensional, ou seja, a ilusão de objeto”.

As obras finais estão em vídeoarte e em adesivo vinílico sob acrílico transparente. As artistas visuais são Ana Reiter, Carolina Cardoso, Franciele Oliveira, Júlia Otero e Patricia Britto, sob curadoria e orientação de Patrícia Amante.

O que? Exposição “Ilha Marcada” – com inspiração em ícones culturais de Florianópolis como boi de mamão, arte rupestre, lendas bruxólicas, benzedeiras e renda de bilro.

Onde? Espaço Oficinas, Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 

Quando? Até dia 18 de agosto

Quanto? Entrada franca

Fotos (Crédito Carolina Cardoso / Divulgação)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img