18.7 C
fpolis
terça-feira, julho 5, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Festival da Integração Multicultural Catarinense será realizado em maio, em paralelo ao WTTC

Festival da Integração Multicultural Catarinense será realizado em maio, em paralelo ao WTTC

spot_imgspot_img

Cenários multimídia montados em uma área de 7.605m mostrarão Santa Catarina para os catarinenses

Foi lançado hoje, 02/04, em coletiva de imprensa no Centrosul, em Florianópolis, o 2º FIMC – Festival da Integração Multicultural Catarinense, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de maio, na Capital catarinense. O FIMC consiste em uma feira de exposição de produtos culturais das nove regiões turísticas de Santa Catarina com os quais o público poderá interagir em processos multimídia em um espaço de 7.605 metros quadrados. O projeto foi concebido pela Propague Promo que também fará a gestão e produçào do evento.

Dez anos depois

A primeira edição do FIMC aconteceu em 1999 e, desta vez, o evento ganha maiores proporções com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo. O secretário Gilmar Knaesel falou sobre a sintonia entre o Festival e atual política de desenvolvimento do turismo em Santa Catarina. “Somos um Estado modelo nacional de regionalização do turismo, segundo o Ministério, e o FIMC será uma vitrine para os produtos das nossas regiões. O turismo não existe sem a cultura, que qualifica os destinos com a boa gastronomia, o patrimônio histórico, o folclore, o artesanato”, disse o secretário, que integrará ao Festival da Integração Multicultural a realização de um fórum estadual de turismo, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur. “Teremos uma oportunidade ímpar neste ano porque o Festival acontece paralelamente ao Congresso Mundial de Turismo do WTTC. Traremos alguns seminários do evento internacional para dentro do Festival Multicultural, o que proporcionará aos visitantes estrangeiros a chance de conhecer Santa Catarina e os produtos das nove regiões turísticas”, acrescentou Knaesel. Participaram do lançamento no Centrosul o vice-presidente da FECAM – Federação Catarinense de Municípios, Saulo Sperotto, o presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, deputado Jorginho Mello e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.

Ingressos

O projeto do Instituto Sustentar pretende reunir um público de 50 mil pessoas, com visitação gratuita aberta à rede pública de ensino catarinense e comercialização de ingressos a preços populares.

FIMC 1999

Na primeira edição, promovida pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina e a FECAM – Federação Catarinense dos Municípios, realizada em novembro de 1999 no Centrosul em Florianópolis, o evento reuniu números expressivos de participantes e expositores. Em apenas 4 dias, o público pagante conheceu de perto as peculiaridades catarinenses, superando todas as expectativas.
• 102 municípios catarinenses
• 21 grupos folclóricos
• 19 operações gastronômicas
• 35.000 pagantes

FIMC 2009

Dez anos depois da primeira edição do FIMC, surge o segundo evento, trazendo muitas novidades. Promovido mais uma vez pela Assembléia Legislativa e pela FECAM, contando desta vez com o expressivo apoio do Funturismo do Governo do Estado, o festival vai ser muito maior e mais inovador, no melhor estilo dos grandes centros de entretenimento mundial. As nove regiões turísticas do estado receberão o público de um jeito nunca visto. O público poderá em poucos passos, interagir com o rico oeste agroindustrial ao belo litoral, que atrai turistas do mundo inteiro.

Os cenários serão multimídia, montados em uma área de 7.605m, possibilitando ao visitante a emocionante experiência de literalmente interagir com as 9 regiões de uma maneira divertida e diferente.

O Festival de Integração Multicultural Catarinense também vai utilizar uma moderna infra-estrutura para abrigar um espaço totalmente reservado para manifestações artísticas estaduais, com apresentações de grupos folclóricos e musicais durante todas as noites do evento.

O rico artesanato catarinense também será valorizado no festival, com espaço especial coordenado pelo SEBRAE para exposição e comercialização de seus produtos.

Um espaço gastronômico, com 2.550 m², está pronto para abrigar 25 stands equipados para preparação, apresentação e degustação dos deliciosos produtos e pratos típicos catarinenses.
As muitas memórias de Santa Catarina ganham um lugar de destaque no Anfiteatro da História Catarinense, onde serão apresentados diversos vídeos para relatar aos alunos de escolas públicas e privadas os inúmeros episódios importantes de nosso passado, como a Guerra do Contestado e República Juliana.

Mais que divulgar toda esta riqueza, o Festival de Integração Multicultural Catarinense vai promover um importante intercâmbio entre o público e as inúmeras regiões catarinenses. Uma forma de homenagear e conhecer melhor um Estado tão diversificado e surpreendente como Santa Catarina.

FIMC (Festival de Integração Multicultural Catarinense)
13 a 17 de maio de 2009
Centrosul, em Florianópolis
Realização : Instituto Sustentar

spot_img