18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Filme ‘A história da eternidade’ abre a programação do FAM nesta sexta-feira

spot_img

Filme ‘A história da eternidade’ abre a programação do FAM nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Cinquenta filmes de oito países serão exibidos na 19ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2015) até 26 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. A abertura do festival acontece nesta sexta-feira, 19, com exibição do filme ‘A História da Eternidade’, de Camilo Cavalcanti, às 21h, na Mostra de Longas do Mercosul. Todas as atividades da agenda são gratuitas (filmes, fóruns e oficinas). As informações são da secretaria de comunicação da Prefeitura da Capital. 

 Durante o FAM serão realizadas as mostras competitivas Curtas Mercosul, Curtas Catarinenses, DOC-FAM e Infantojuvenil. Paralelamente estão programadas a Mostra de Longas e o Fórum Audiovisual Mercosul, além de homenagens a profissionais do segmento e atrações musicais diárias antes da exibição dos filmes. A Secretaria de Cultura de Florianópolis é uma das apoiadoras do FAM 2015.

 Para as mostras competitivas, o festival recebeu 385 inscrições, sendo selecionados 39 filmes, dos quais 12 são catarinenses. Outros 11 filmes participam do festival como convidados. A 19ª edição do festival tem representantes de oito países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai). Entre os longas-metragens participantes, cinco farão a estreia no FAM.

 O FAM 2015, realizado pela Associação Cultural Panvision, conta com o patrocínio do FunCultural/Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte/Governo do Estado de Santa Catarina e Petrobras. O festival tem como apoiadores a Secretaria de Cultura de Florianópolis e a Fundação Franklin Cascaes, além do Centro de Educação e da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina. A expectativa dos organizadores é de que o festival mantenha a média de público dos anos anteriores, em torno de 20 mil pessoas.

 Fórum

 Com uma variada programação, o Fórum Audiovisual Mercosul terá a presença do secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, e representantes de entidades nacionais (Congresso Brasileiro de Cinema – CBC, Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – ABD/Nacional e Fórum dos Festivais). Na pauta do evento estão temas como coproduções internacionais, produção de séries de TV e webséries, salas digitais, recam e coprodução no Mercosul.

 Entre as oficinas e palestras gratuitas, pela primeira vez será realizado um diálogo sobre acessibilidade no cinema – audiodescrição e legendas para deficientes auditivos – e ainda as oficinas Fazendo filmes na escola; O audiovisual na educação, atividade voltada para professores de pedagogia; O Ator no Cinema; e Comunicação e Sons no cinema. Nas Paralelas do FAM, a programação contará com musical todos os dias, antes dos Curtas e Longas, no hall do Centro de Eventos.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img