23 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Filme Espírito de Porco será exibido no Cesusc nesta quarta-feira

spot_img

Filme Espírito de Porco será exibido no Cesusc nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Os acadêmicos da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, assistiram hoje à noite ao filme documentário Espírito de Porco, dos cineastas Chico Faganello e Dauro Veras, como parte do Projeto Cinema Interdisciplinar, válido também como atividade complementar. As disciplinas relacionadas nessa sessão serão Direito Empresarial, Direito Ambiental e Administração Ética, envolvendo alunos dos Cursos de Direito e Administração.

Escolhido como o Melhor Filme da 1ª Mostra Internacional de Cinema pelos Direitos dos Animais, no ano passado em Curitiba, Espírito de Porco é uma narrativa crítica sobre o tratamento dispensado aos porcos na suinocultura industrial e sobre a poluição ao meio-ambiente causada pela atividade.

Após a apresentação do filme haverá um debate onde professores e alunos analisaram o filme e os temas propostos. O filme será exibido nesta quarta-feira, dia 25, às 19 horas, no Auditório do Cesusc, na SC-401, em Florianópolis.

O Projeto é gratuito e aberto à comunidade.

Sobre o documentário Espírito de Porco

Para defender sua espécie das difamações lançadas contra ela ao longo de séculos, um porco recém-abatido volta a terra, na condição de espírito. O Espírito de Porco defende os suínos narrando a sua trajetória, desde o nascimento num Estado do Sul do Brasil que tem uma das maiores concentrações de porcos do mundo, até quando a sua carne vai para a mesa. Ele discute a alimentação e a poluição; apresenta os humanos com quem convive e os problemas do seu cotidiano; defende o seu valor e busca semelhanças com as pessoas. E, na sua curta vida, revela algo que quase nunca é levado em conta: o ponto de vista do porco sobre a sua realidade. Esse ponto de vista nega, com veemência, que a sua espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial, e deixa claro que os humanos têm uma responsabilidade maior pelas desgraças atribuídas ao porco.

Prêmios

* Prêmio Especial do Júri Internacional na 15ª Edição do CINE-ECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental – Serra da Seia, Portugal;
* Prêmio de Melhor Filme na Primeira Mostra Internacional Pelo Direito dos Animais – Curitiba, PR – 2009;
* 7º FestCine Amazônia – Porto Velho, RO;
* IX FICA – Goiânia, GO;
* 11º Festival Internacional de Documentários “Santiago Álvarez in Memoriam”- Santiago, Cuba (março/2010);
*24th Wine Country Film Festival, no Napa Valley, Califórnia.


spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img