23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis é escolhida como ´Capital da Química`

spot_img

Florianópolis é escolhida como ´Capital da Química`

spot_imgspot_img

A Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou 2011 como o Ano Internacional da Química. A agenda de comemorações será organizada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dentro da programação no Brasil, Florianópolis foi escolhida como a ´Capital da Química`.

“O encontro da Sociedade Brasileira de Química será em nossa Ilha, reunindo mais de quatro mil químicos de todo o país”, comemora o professor do Departamento de Química da UFSC, Edson Minatti, secretário regional da Sociedade Brasileira de Química.

Segundo ele, uma das ações de divulgação será o desenvolvimento do projeto Ilha da Química, que vai promover diversas atividades na cidade, atraindo químicos e outros cientistas dos principais paises para difundir essa ciência entre os jovens.

O objetivo do Ano Internacional da Química é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade. “A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais”, destacam os responsáveis pela comemoração.
A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela ONU. Assim, as atividades programadas para 2011 darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis. Além disso, no ano 2011 comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.

Mais informações no site oficial: http://www.chemistry2011.org/ e com o coordenador do projeto Ilha da Química, professor Edson Minatti, secretário regional da SBQ, minatti@qmc.ufsc.br

Por Arley Reis / Com informações da Agência Fapesp

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img