17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

FLORIANÓPOLIS VAI GANHAR DOIS MURAIS EM TRIBUTO À MATA ATLÂNTICA 

spot_img

FLORIANÓPOLIS VAI GANHAR DOIS MURAIS EM TRIBUTO À MATA ATLÂNTICA 

spot_imgspot_img

Obras serão realizadas pelo artista Filiage, no Centro Tecnológico da UFSC e no Parque da Luz. Projeto, que também inclui atividades educativas, é apresentado pelo Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura com o patrocínio da AkzoNobel

Cidade preocupada com os desafios da sustentabilidade, Florianópolis receberá no final de julho dois painéis multicoloridos em tributo à Mata Atlântica. As obras de aproximadamente 100 metros quadrados cada, que exaltam a biodiversidade da Mata Atlântica, serão pintadas pelo muralista Filiage no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Parque da Luz. O prazo previsto para a execução dos trabalhos é de 23 de julho a 01 de agosto, dependendo das condições climáticas.

A pintura dos dois murais é uma das atividades na capital catarinense do Projeto Muros na Mata Atlântica, iniciativa nacional que já produziu painéis em Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo; e também em Joinville (SC), Curitiba e Foz do Iguaçu (PR) e nas cidades de Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Entre 23 e 27 de julho a pintura será no Parque da Luz. Entre 28 de julho e 01 de agosto, a obra artística será executada no Centro Tecnológico da UFSC, esquina da Rua Delfino Conti com a Av. Dep. Antônio Edu Vieira.  

Além da produção dos painéis, o projeto Muros na Mata Atlântica prevê a realização de ações educativas em Florianópolis.

No dia 01 de agosto, segunda-feira, às 9 horas, acontecerá uma palestra sobre a Mata Atlântica, para alunos e professores da UFSC e comunidade em geral, no Auditório Professor João Ernesto Escosteguy Castro – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. O auditório tem capacidade para 100 pessoas. 

Em seguida, às 9h45, está prevista uma visita guiada com alunos da educação especial ao local da pintura. Ambas as atividades serão promovidas em conformidade com protocolos sanitários adotados pela cidade em função da pandemia.

O projeto Muros na Mata Atlântica

Levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, bem como celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica. Esses são os propósitos do projeto do projeto nacional Muros na Mata Atlântica, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável da marca para o fomento de ações voltadas a colorir e restaurar áreas urbanas. A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas (SP), com parceria da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Nascido em São José do Rio Preto (SP), e atualmente morador em Campinas (SP), o artista Filiage nota que a Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. “Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que são convidados a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza Filiage.

Os murais que Filiage irá pintar em Florianópolis reproduzirão espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos tem a orientação da esposa do artista, Patrícia, que é bióloga.

Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América do Sul, Elaine Poço, observa que a iniciativa está em total sintonia com o Movimento Tudo de Cor, ação das Tintas Coral que ao longo de mais de 10 anos de história já entregou mais de 2 mil projetos, com 17 mil imóveis renovados, 5,5 mil pintores formados, mais de 63 mil voluntários e mais de 1,2 milhão de litros de tinta utilizados.

“O apoio ao projeto está em consonância com o nosso compromisso com a sustentabilidade, com a valorização das manifestações artístico-culturais e com o incentivo de ações que buscam contribuir para a revitalização do espaço social e para impactar positivamente a vida das pessoas”, completa.

Depois da capital catarinense, o Projeto Muros na Mata Atlântica levará o colorido de seus painéis para a cidade de São Paulo (SP), última etapa da iniciativa nacional.

“A arte tem o incrível poder de transformar um simples muro em uma obra artística. Por isso, além de levar beleza às ruas e valorizar o talento do artista por meio de intervenções que proporcionarão mais cor e relevância ao espaço urbano, o projeto também contempla ações formativas para o público”, explica a produtora cultural Silvia Maria Track, diretora da Track Comunicação.

SERVIÇO

Projeto Muros na Mata Atlântica

Onde: Florianópolis (SC)

Local: Parque da Luz

Quando: 23 a 27 de julho (dependendo das condições climáticas) 

Local: Centro Tecnológico da UFSC, esquina da Rua Delfino Conti com a Av. Dep. Antônio Edu Vieira.

Quando: de 28 de julho de 2022 a 01 de agosto (dependendo das condições climáticas)

Ações educativas: Palestra do artista sobre Mata Atlântica, dia 01 de agosto, às 9 h, no auditório Professor João Ernesto Escosteguy Castro –Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC, seguida de visita guiada ao local do painel às 9h45.

Como seguir e postar nas redes sociais:

Facebook (www.facebook.com/MurosnaMata) e Instagram (@filiage.arte) com a

hashtag #murosnamataatlantica

Sobre Filiage

Nascido em São José do Rio Preto e morando atualmente em Campinas, atuou como
ilustrador publicitário e viveu por nove anos na Espanha. No retorno ao Brasil, desenvolveu a técnica do muralismo com diversidade de cores e formas estilizadas de
animais e plantas. Participou de edições da Campinas Decor e Casa Cor, de São Paulo, e
realizou pintura mural temática em várias cidades paulistas. Tem obras exibidas e murais realizados na Alemanha, Espanha e Turquia.


Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.


Sobre a Track Comunicação

Especializada em produção cultural, foi fundada em Campinas em 2005. Em quase vinte anos de trajetória, participou de mais de 50 projetos e no desenvolvimento de mais de 15 projetos e estímulo à leitura por meio de leis de incentivo fiscal, voltados
principalmente a crianças e deficientes visuais. Promoveu ainda encontros, sessões de
autógrafos e fotos com autores, ilustradores e contadoras de histórias. Também atua na produção de espetáculos teatrais, apresentações musicais e exposição de artes visuais de renomados artistas.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img