18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe maior evento da indústria cerâmica vermelha do país

spot_img

Florianópolis recebe maior evento da indústria cerâmica vermelha do país

spot_imgspot_img

Encontro nacional vai discutir desafios da qualificação e do crescimento

Referência nacional na produção de cerâmica vermelha, Santa Catarina deu as boas-vindas nesta terça (24) a centenas de empresários do setor no país, durante a abertura do 39º Encontro Nacional da Indústria Cerâmica, no Centrosul, em Florianópolis. Impulsionado pelo crescimento da construção civil no país, o segmento vive o melhor momento dos últimos 30 anos, com expectativa de expandir 20% em 2010. “O desafio é qualificar a produção, disseminar ações de sustentabilidade e aproveitar as oportunidades de crescimento que estão surgindo”, define Luis Lima, presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica Vermelha (Anicer), que promove o evento em parceria com os sindicatos da indústria (Sindicer) das regiões de Morro da Fumaça, Vale do Itajaí e Tijucas.

Durante a solenidade, a Caixa Econômica Federal firmou acordo de cooperação com a Anicer para disponibilizar linhas de crédito às micro e pequenas empresas do setor, que representam mais de 90% de toda a indústria da cerâmica vermelha no país. “Junto com o setor da construção civil, a indústria da cerâmica vermelha é uma das protagonistas deste momento de crescimento econômico do país“, afirmou Glauco José Corte, vice-presidente da Federação das Indústrias do estado (Fiesc).

O Encontro Nacional reúne também fóruns nacionais e internacionais com palestrantes da Espanha, Holanda e Portugal e a Expoanicer, maior exposição do gênero do continente. Na sexta-feira, dia de encerramento do encontro, os participantes vão conhecer algumas das empresas de referência em Santa Catarina, nas regiões sul e vale do Itajaí. “O estado comporta cerca de 900 das mais de 7 mil unidades fabris instaladas no país. Mais de 90% são micro e pequenas empresas, muitas familiares, o que denota a importância do setor para a nossa economia”, lembra Sergio Pagnan, presidente do Sindicer de Morro da Fumaça.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img