19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia congresso brasileiro de assistência espiritual

spot_img

Florianópolis sedia congresso brasileiro de assistência espiritual

spot_imgspot_img

Florianópolis foi escolhida este ano para sediar, de 24 a 26 de outubro, no Morro das Pedras Praia Hotel, o XII Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar, promovido pela ACAEB – Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil e apoio da Associação Amigos do Hospital Universitário da UFSC- AAHU. O encontro tem como tema: “Cuidando do Ferido e do que sofre”.

Serão debatidos assuntos como o Significado da Dor e do Sofrimento – Visão Bíblica Cristã, Convivendo e Cuidando do Ferido e do que Sofre, Os Diversos Aspectos da Dor e do Sofrimento em Relação a Enfermidade, A Esperança em Meio a Dor e o Sofrimento. Haverá também oficinas com os temas Cuidando de quem cuida, Uso da Bíblia e atos Litúrgicos na Assistência Espiritual a Enfermos, Cuidando dos enlutados, Subsídios para iniciar e organizar uma Pastoral Hospitalar e Resiliência. Representantes de diferentes religiões estão sendo preparados para prestar uma melhor atenção espiritual aos pacientes.

Segundo a ACAEB, analgésicos, pílulas, injeções e tratamentos para curar o corpo são parte da rotina de hospitais. Em paralelo ao sofrimento físico, no entanto, os males mais dolorosos também estão no espírito dos pacientes, que precisam de algo que a medicina sozinha não é capaz de suprir em seu conhecimento: a necessidade de achar um sentido para a vida, um conforto, um acolhimento para lidar com a doença.

Para os integrantes da associação, a assistência espiritual e religiosa é um direito do doente internado, indispensável para um conceito de saúde integral. E respeitar a liberdade de consciência e de religião e o direito a ser assistido nesta dimensão quando internado em estabelecimentos de Saúde não significa apenas consentir essa assistência, mas antes implica promovê-la e proporcionar as condições para que seja realizada.

Assistência Espiritual Hospitalar não é simplesmente uma visita que leva consolo e conforto ao paciente, mas, também, deve ser parte de um processo que ajude no tratamento do indivíduo. Este serviço não é uma ação simplesmente espontânea; deve ser fruto de uma ação reflexiva que visa, além do consolo, levar uma orientação segura para as crises espirituais que as pessoas em estado de enfermidade normalmente enfrentam.

A idéia de fundar uma associação de capelães hospitalares surgiu em Curitiba por volta de 1990. Desde o início estava claro que diante da pluralidade religiosa nos hospitais, tanto dos pacientes como dos profissionais de saúde, a entidade deveria ter caráter interconfessional ou ecumênico.

Surgiu então em 27 de maio de 1996 a Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares de Curitiba e Arredores- ACAEHC, como pessoa jurídica por aprovação dos estatutos em assembléia fundadora. Mais adiante passou a ser Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil- ACAHEB, que desde então vem realizando um congresso nacional anual e implantando núcleos de atuação em diversas regiões.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img