18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis terá apresentações de teatro gratuitas da Cia de Teatro Sim… Por Que Não?

spot_img

Florianópolis terá apresentações de teatro gratuitas da Cia de Teatro Sim… Por Que Não?

spot_imgspot_img

A Cia. Teatro Sim…Por Que Não?!!!, mantendo a tradição de se apresentar em temporada de verão, encena as peças A Farsa do Advogado Pathelin, Livres e Iguais e A Vida Como Ela É… no Teatro Álvaro de Carvalho, nos meses de janeiro e fevereiro. As apresentações encerram o Festival Itinerante de Repertório, que o Grupo realizou por 30 cidades catarinenses, de outubro a dezembro, com entrada franca, celebrando os 25 anos de sua fundação.

Cia. Teatro Sim…Por Que Não?!!! encerra em Florianópolis a turnê por 30 cidades catarinenses

A Farsa do Advogado Pathelin será apresentada de 19 a 21 de janeiro; Livres e iguais será de 22 a 24 de janeiro e A Vida Como Ela É… , de 26 a 29 de janeiro e 25 e 26 de fevereiro. Todas as apresentações serão às 21h, com entrada franca.

A Cia. experimentou nessa turnê a emoção de levar teatro a 10 das menores cidades catarinenses com um sucesso muito acima das expectativas. Mais de 300 pessoas na plateia de cidades com menos de 2 mil habitantes emocionaram atores e técnicos e confirmaram a importância de interiorizar a cultura em nosso estado. O Festival Itinerante e o Projeto de Verão têm o patrocínio do Funcultural, da Secretaria e Turismo, Cultura e Esportes e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Para viabilizar esse projeto, a Cia. escolheu para as dez menores cidades catarinenses A Farsa do Advogado Pathelin, que pode ser encenada em qualquer espaço, inclusive na rua. Para as cidades médias a Cia. levou o espetáculo de formas animadas Livres e Iguais. E as dez cidades pólo de região receberam a última montagem do grupo A Vida Como Ela É…, adaptação para teatro de cinco crônicas de Nelson Rodrigues.

A Farsa do Advogado Pathelin
A Farsa do Advogado Pathelin, um divertido espetáculo para todas as idades, completou 16 anos no repertório do Grupo e há 15 anos tem o mesmo elenco. O texto, considerado uma obra-prima do gênero farsa, é precursora do teatro cômico de Molière (Paris, 1622-1673). Nessa comédia da astúcia, o jogo do enganador e do enganado parece bem celebrar o triunfo do dolo (erro intencional), do embuste e da patifaria. Esse cinismo sem fraqueza é o retrato realista de uma época corrompida. (Qualquer semelhança com a época atual será mera coincidência?).

Livre e Iguais
Livres e Iguais é um espetáculo de formas animadas indicado para todas as idades, inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que desde a estréia, em 1999, já recebeu 13 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Os bonecos da peça são confeccionados de lixo industrial e ganham vida por meio da manipulação de cinco atores. Cenas do duro cotidiano das grandes cidades são permeadas por imagens de lirismo e muita poesia.

A Vida como Ela É…

Mais recente montagem do grupo, a peça, indicada para maiores de 14 anos, reúne cinco histórias de Nelson Rodrigues sobre paixões, traições, dramas e tragédias. Os textos Uma Senhora Honesta, Noiva para Sempre, Noiva da Morte, Doente e O Grande Dia de Otacílio e Odete são flashes da vida real vistos através do olhar melodramático do autor.
Cada história explora uma técnica diferente, como o uso de máscaras, ator-narrador, jogo com sombras e silhuetas, ator marionetizado e quadros vivos.
A direção é de um dos grandes especialistas na obra rodriguiana, Luís Artur Nunes, gaúcho radicado no eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

SERVIÇO

Todas as apresentações serão no Teatro Álvaro de Carvalho sempre às 21h
A entrada é franca e os convites podem ser retirados na bilheteria do TAC a partir das 14h, de segunda a sexta e das 16h sábados e domingos.

A Farsa do Advogado Pathelin
Data: 19 a 21 de janeiro/2012

Livres e Iguais
Data: 22 a 24 de janeiro/2012

A Vida Como Ela É…
Data: 26 a 29 de janeiro e 25 e 26 de fevereiro/2012

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img