21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

´O Brasil em Debate` acontece hoje em Florianópolis

spot_img

´O Brasil em Debate` acontece hoje em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Assembleia Legislativa dá continuidade ao terceiro ciclo do programa trazendo na próxima semana os palestrantes João Guilherme Estrella, personagem principal do livro “Meu nome não é Johnny”, e o autor da obra, o jornalista Guilherme Fiúza.

O livro deu origem ao filme do mesmo nome e conta a história de glamour e decadência do traficante classe média. O objetivo é promover o debate sobre a utilização de drogas por meio da análise de histórias reais. O encontro, com entrada gratuita e inscrição prévia, acontecerá dia 17 de novembro, às 19h, no auditório Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde.

O filme “Meu nome não é Johnny”, protagonizado pelo ator Selton Mello, com a atriz Cleo Pires como coadjuvante, atraiu mais de um milhão de espectadores. A história verídica trata da trajetória de Estrella, jovem de classe média que se tornou um dos mais conhecidos traficantes de cocaína da zona sul do Rio de Janeiro, no início dos anos 90. Além de traficar, Estrella também era consumidor: chegou a usar 100 gramas da droga por semana e a faturar 25 mil dólares em um mês.

Em 1995, Estrella foi preso iniciando um roteiro bem menos glamouroso do que o cenário das festas cariocas onde vendia e usava drogas: cadeia, tribunal, tratamentos de recuperação e manicômio judiciário. É justamente sobre sua vida após a retomada da liberdade que Estrella vai falar em sua palestra. O escritor, Guilherme Fiúza, vai abordar o livro que originou o filme “Meu nome não é Johnny” e seu processo de criação. O encontro do protagonista e autor já foi assistido por mais de 120 mil jovens em todo o país.

Programa

O ano de 2010 marcou a retomada do Programa O Brasil em Debate, realizado pelo Parlamento catarinense nos anos de 2007 e 2008, e interrompido em 2009. A iniciativa nasceu com o objetivo de aproximar a comunidade do Poder Legislativo por intermédio de palestras gratuitas com personalidades do cenário nacional.

Nos dois primeiros anos, 15 palestrantes de renome como a atriz Fernanda Montenegro, o treinador Bernardinho, o médico Malcom Montgomery, o jornalista Caco Barcellos, entre outros, se apresentaram no Palácio Barriga Verde com grande aceitação popular.

Em 2010, o Programa voltou renovado. Desta vez, a Assembleia Legislativa interiorizou a iniciativa. Os municípios de Tubarão, no dia 14 de abril, e Joinville, no dia 20 de maio, receberam, respectivamente, o treinador de vôlei, José Roberto Guimarães, e o sexólogo Jairo Bouer. O programa foi interrompido durante o período eleitoral e reinicia no próximo dia 17, com os palestrantes João Guilherme Estrella e Guilherme Fiuza, no Auditório Antonieta de Barros, em Florianópolis. (Rossana Espezin).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img