15.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Fundação Cultural Badesc abre a exposição Sacada, de Cláudio Trindade

spot_img

Fundação Cultural Badesc abre a exposição Sacada, de Cláudio Trindade

spot_imgspot_img

Com as artimanhas do jogo como estratégia, o poeta e artista visual Cláudio Trindade desconstroi o sentido de objetos na exposição Sacada, com abertura às 19h do dia 17 de novembro, na Fundação Cultural Badesc em Florianópolis.

A noção do jogo favorece novas maneiras de visualizar objetos do cotidiano, como em peças de dominó que são amarradas e em dados aprisionados no interior de uma ampulheta.

A primeira sala do espaço expositivo da FCBadesc será transformada em uma lojinha de souvenirs, como as de museus. Nela, serão comercializadas peças com o logotipo MoMa, criado pelo artista a partir da mistura das fontes do Museu de Arte Moderna de Nova York e do Mc Donalds.

Na opinião da artista visual Lucila Vilela, curadora da exposição, Cláudio Trindade, com “a estratégia de manter o jogo, altera os sentidos sem perder a direção. Em um movimento de intercâmbio, a reutilização de elementos é um dos recursos de manobra, e se apresenta com a sutileza de um blefe”.

Para o crítico Fernando Boppré, “Cláudio Trindade se espraia entre a superfície dos objetos, estudando toda a sua potência visual. Em seu fazer, de uma parte, põe em crise o sentido do objeto e, de outra parte, o inunda de novas possibilidades.”

Cláudio Trindade nasceu em São Paulo. Estudou Letras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É autor dos livros Poesia Outro dia (Massa Ohno Editor, 1992), Ruído branco (edição do autor, 2004) e Issa plurilíngüe (Editora Cartoneira, 2009).

Tem participado de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Algumas de suas obras fazem parte de galerias de arte brasileira. Vive e trabalha em Florianópolis desde 1993. Mais informações em http://objectos1.blogspot.com.

A exposição integra o projeto Arte e Público: um diálogo possível, patrocinado pela lei federal de incentivo à cultura.


O quê: abertura da exposição Sacada, de Cláudio Trindade
Quando: 17 de novembro, às 19h. Visitação até 6 de janeiro, de segunda a sexta, das 12h às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216. Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img