23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Geração de empregos em Santa Catarina cria mais de 18 mil vagas

spot_img

Geração de empregos em Santa Catarina cria mais de 18 mil vagas

spot_imgspot_img

A geração de empregos formais em 2011 em Santa Catarina continua em alta. Em fevereiro de 2011, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 18.914 postos de trabalho no Estado, correspondendo a uma expansão de 1,08%2 em relação ao estoque de emprego do mês anterior. Este desempenho é 17,4% superior ao ocorrido em igual mês do ano passado e 4,7% acima do recorde anterior verificado em 2006.

O início de 2011 apresentou estoque de empregos formais elevou-se em 2,07%, representando o incremento de 35.803 postos de trabalho. Este saldo líquido foi o maior registrado para esse período em todos os anos da série histórica do Caged e levemente superior ao recorde anterior verificado em 2010.

Nos últimos 12 meses, a geração acumulada de empregos atingiu a marca de mais de 100 mil postos de trabalho, resultado que também se revelou superior ao melhor desempenho até então verificado, que foi registrado em fevereiro de 2005.

Setores da economia

Todos os setores de atividade econômica expandiram o número deassalariados com carteira assinada em fevereiro de 2011. Em termos absolutos, a Indústria de Transformação foi o setor de atividade econômica que mais contribuiu para o comportamento positivo do emprego no mês, apresentando saldo de 8.352 novas ocupações formais e expansão
de +1,31% no nível de emprego.

Embora expressivo, o número de postos de trabalho criados pela Indústria de Transformação em fevereiro de 2011 foi levemente inferior ao resultado obtido no ano passado. Destaque deve ser dado também ao setor de serviços pelo acréscimo de 4.474 empregos e expansão de 0,80%. Vale ressaltar que este número é mais que o dobro do observado no ano passado, quando em fevereiro foram criados apenas 2.233 empregos.

A Construção Civil foi o setor de atividade econômica que apresentou o quarto melhor desempenho no mês. Convém destacar, que este setor, impulsionado pelo crédito habitacional e pelas obras de infra-estrutura, propiciou a geração de 1.431 empregos no mês. Este resultado é 28,8% superior ao verificado em igual período do ano passado, quando foram geradas 1.117 vagas. Nos últimos cinco anos, esta atividade econômica possibilitou a criação de quase mil empregos no Estado.

O baixo desempenho do emprego no setor Agrícola, que possibilitou a criação de apenas 902 vagas em fevereiro pode estar está relacionada à redução da safra da maçã em virtude de fatores climáticos no final do ano passado durante o período de floração. Em igual mês do ano passado o setor respondeu pela geração de 2.024 postos de trabalho.

Municípios

O ranking dos municípios com maior saldo de empregos formais no mês passado foi liderado por Blumenau, com geração de 2.718 empregos; seguido de Joinville, que gerou 1.903 novas vagas e Jaraguá do Sul que criou 1.394 novos empregos.

Em Blumenau o destaque foi a Indústria de Transformação que respondeu pela geração de 1.140 empregos, seguido pela Administração Pública, com 928 vagas. Em Joinville, a Indústria de Transformação também apresentou o melhor desempenho, possibilitando a abertura de 1.263 postos de trabalho, isto é, mais de 66% do total de empregos criados no município. Em Jaraguá do Sul, o setor industrial também se destacou.

Os três municípios que mais desativaram vagas formais em fevereiro foram: Florianópolis, com 274 empregos a menos, Balneário Camboriu, que fechou 37 vagas e Caçador, que diminuiu 20 postos de trabalho.

Em Florianópolis, o comércio (-211 vagas) e o setor de Serviços (-295 vagas) foram as atividades econômicas com o pior desempenho. Em Balneário Camboriu, o Comércio (-221) também se destacou pela baixa performance do emprego no município. Em Caçador, a Agropecuária (-63 vagas) comprometeu o desempenho do emprego no município.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img