19.5 C
fpolis
segunda-feira, novembro 29, 2021
cinesytem

Inaugurado Centro de Reciclagem Tecnológica em Florianópolis

spot_img

Inaugurado Centro de Reciclagem Tecnológica em Florianópolis

spot_img

Com o objetivo de realizar o descarte apropriado e a reciclagem de computadores defasados, impressoras, celulares e outros equipamentos que compõem o chamado lixo eletrônico, foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 20 de setembro, o Centro de Reciclagem Tecnológica (CERTEC). A ação é uma iniciativa do Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC), com o apoio de diversas entidades e empresas ligadas ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Santa Catarina.

O espaço para receber o lixo eletrônico faz parte do ReciclaTec, programa de reciclagem tecnológica criado pelo CDI-SC, que também foi lançado na oportunidade. Estiveram presentes na solenidade cerca de 70 convidados, entre autoridades ligadas à Prefeitura Municipal de Florianópolis, representantes das principais entidades apoiadoras da iniciativa, além de empresários do setor de TIC, representantes das escolas ligadas ao CDI-SC e a comunidade em geral.

Na oportunidade foi realizada palestra sobre o lixo eletrônico, ministrada pelo engenheiro Rodrigo Sabatini, presidente da Novo Ciclo, empresa especializada em consultoria de gestão de resíduos. Questões como o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o impacto do lixo eletrônico na sociedade, além dos conceitos sobre o Programa Lixo Zero foram pontos levantados durante a palestra.

Além de captar e tratar todo o lixo eletrônico, o CERTEC irá também qualificar pessoas de comunidades com baixa renda para receber formação básica em informática, cidadania e aptidão em manutenção, montagem, desmontagem e reciclagem de computadores, entre outros. O projeto prevê a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada, específicos para desmontagem e separação do lixo eletrônico em partes recicláveis. Estes materiais, após a separação, serão comercializados visando a sustentabilidade do projeto.

Empresas que atuam na comercialização e fabricação de equipamentos eletrônicos na Grande Florianópolis também integram a iniciativa com o objetivo de oferecer a logística reversa de seus produtos, ou seja, criar um mecanismo para que os equipamentos obsoletos ou inutilizados possam retornar para o fabricante ou distribuidor. Esta é, inclusive, uma exigência da recém-lançada lei nacional dos resíduos sólidos, que define a responsabilidade compartilhada de cada integrante de cadeia de consumo de um produto – do fabricante ao consumidor.

“No CERTEC vamos promover a inclusão social, utilizando a tecnologia da informação, como instrumento para a construção e exercício da cidadania. Também criaremos estratégias para a gestão responsável e consciente do descarte eletrônico produzido diariamente por nossa sociedade, investindo na informação da população sobre essa temática e em novas formas de tecnologias de coleta, separação e reciclagem deste material”, afirma o presidente do CDI-SC, Heitor Blum S. Thiago.

Outro destaque do evento foi a campanha campanha do CDI-SC sobre o lixo eletrônico, a qual está sendo veiculada na mídia regional, tanto nos jornais impressos quanto na programação das emissoras locais. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina (SUCESU-SC) e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

O CDI possui instalados nos CDI Comunidade e Telecentros mais de 300 computadores. Em 2010 a entidade já recuperou e configurou 400 computadores que estão sendo utilizandos para substituir os mais antigos e implantando novos nos Espaços de Informática e Cidadania. Em 10 anos de atividade já foram capacitados mais de 5.000 pessoas, com idade entre 12 e 80 anos.

Informações sobre os pontos de arrecadação do lixo eletrônico na Grande Florianópolis serão disponibilizadas em breve no site do CDI-SC (http://www.cliquefuturo.org.br/), onde também podem ser encontrados mais detalhes sobre o CERTEC e o projeto ReciclaTec.

spot_img
spot_img