26.2 C
fpolis
quinta-feira, janeiro 20, 2022
cinesytem

Ironman Brasil movimenta R$ 12 milhões em turismo na capital catarinense

Ironman Brasil movimenta R$ 12 milhões em turismo na capital catarinense

spot_img

A11ª edição do ironman brasil, maior evento de triathlon da américa latina e realizado pelo grupo latin, promove um impacto econômico, na cidade de florianópolis, comparado ao de alta temporada. representa, no turismo da cidade, uma ocupação maior que a do feriado de carnaval, com um faturamento na ordem de r$ 12 milhões. a procura pelo evento, que acontece no dia 29 de maio, se deve à tradição e à organização da prova, que é a única seletiva para a final do mundial de ironman, no havaí.

por ser reconhecido internacionalmente e com números que impressionam o mercado esportivo brasileiro, mais de 50 organizações buscam se associar às marcas do evento. com um público de espectadores na casa de 30 mil pessoas, o ironman brasil 2011, bateu o recorde de inscrições em apenas três dias depois da abertura, com 2.000 atletas, entre homens e mulheres de 18 a 75 anos, provenientes de 34 países.

com a presença dos principais veículos de comunicação, o retorno de mídia do ironman brasil, é garantido e chega a r$ 6,5 milhões. os números do evento, associados a algumas características positivas intangíveis, como: saúde, bem-estar, equilíbrio e estilo de vida ativo, nível social e intelectual, impulsionam a modalidade e os capitais das marcas envolvidas. a grande oportunidade de visibilidade de marca, associada ao maior evento de triathlon da américa latina, acena aos patrocinadores e apoiadores.

paralelamente à prova, nos dias 25, 26 e 30 de maio, acontece a expo ironman, a maior feira de esportes da região sul e uma das mais importantes no país. em 1.200 m², oferece, aos 45 lojistas, a oportunidade de venda e aplicação de test drive de produtos do mundo inteiro, o que atrai mais de 30 mil visitantes.

a latin sports, responsável por concretizar o ironman brasil pela 11ª vez consecutiva, prioriza a segurança e adota ações de sustentabilidade durante todas as etapas do evento. as emissões de gases de efeito estufa são contabilizadas e compensadas, de acordo com o programa ghg protocol. para garantir a tranquilidade dos participantes e dos espectadores, 180 vigilantes fazem a segurança, no período de 22 a 30 de maio. a polícia militar e a guarda municipal, responsáveis pela segurança externa, intensificam o trabalho durante o evento, assim como a polícia ambiental apresenta apoio ostensivo. no staff latin, 20 pessoas operam ações de proteção da restinga. o serviço de limpeza e conservação da cidade é realizado em todo o percurso e nas ruas adjacentes.

o diretor do grupo latin, carlos galvão, que também possui carreira esportiva no triathlon, conta o que o evento representa. “buscamos a excelência nas realizações latin. o ironman brasil é o nosso grato exemplo de sucesso. a responsabilidade de oferecer o melhor evento da modalidade da américa latina, a milhares de triatletas, acompanhados por amigos e familiares, na verdadeira cidade sustentável, projetada para a prova, é um desafio contagiante”.

a expansão do fluxo turístico, a qualidade apresentada durante todas as fases do evento e o comprometimento socioambiental rendem, ao grupo latin, o reconhecimento do público e prêmios, como: empresa cidadã (2008), com a ação de inscrições leiloadas e valores doados às apaes do estado de santa catarina, o top turismo advb (2009), o top one de turismo advb/sc (2009) e o jacaré de ouro (2009), como o melhor evento esportivo.

o ironman brasil 2011 é uma realização da latin sports e da associação brasileira de esportes endurance (abee), com co-patrocínio de asics, com apoio de aquasphere, net, secretaria de estado de turismo, esporte e cultura de santa catarina (fundesporte), unimed grande florianópolis, prefeitura municipal de florianópolis, latin eco, fundação municipal de esportes (fme/fpolis), tv latin e federação de triathlon de santa catarina (fetrisc).

Autor: cdi comunicação

spot_img
spot_img