21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Júri técnico do Festival TourFilm Brazil chega a Florianópolis

spot_img

Júri técnico do Festival TourFilm Brazil chega a Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento faz parte do Comitê Mundial dos Festivais de Filmes de Turismo.

O júri técnico do TourFilm Brazil – Festival Internacional de Filmes de Turismo, que inicia nesta quinta-feira (06/05), está em Florianópolis. Chagaram à Ilha o austríaco Alexander Kamel, Diretor Geral do International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), diretor do festival Autovision, maior festival mundial de multimídia e filmes do setor automotivo, Diretor do Grand Prix Vitória, maior festival de economia dos países de língua germânica, Diretor do Festival Cannes Corporate Media & TV Awards e Editor-Chefe da Film+Video Magazine.

O evento é membro oficial do Cifft – Committee International des Festivals du Film Touristique foi fundado em 1989, nas bases do já existente “Festival of Festivals” de Viena, Áustria. Atualmente reúne 12 festivais de países como Alemanha, Polônia, Áustria, Portugal, Estados Unidos, Sérvia, República Tcheca, Romênia, entre outros, com vários outros festivais candidatos a participar deste circuito.
O Comitê, com sede em Viena, detém o poder normativo entre os festivais de filmes de turismo, porém cada festival tem sua própria estrutura, juízes e determina seus prêmios.
Um dos pontos destaque é que filmes de turismo do mundo todo podem participar em um ou em todos os festivais do Cifft e, em novembro de cada ano, é realizado o festival dos Festivais, atribuindo o prêmio “Melhor filme de turismo do mundo” ao filme que tenha vencido mais etapas do circuito.
Como funciona o Cifft

O Comitê reúne-se uma vez ao ano e em sua pauta está a escolha e credenciamento de novos festivais membros. Um dos pré-requisitos, além do projeto e da relevância do festival candidato, é que tenha um histórico e algumas edições realizadas.

“De forma inédita, o Cifft aceitou o TourFilm Brazil como membro titular, antes mesmo da realização de sua primeira edição”, comemora Jorge Antonio Oro, membro do Cifft, e diretor geral do evento. Em Florianópolis, além das sessões onde serão exibidos os melhores filmes de turismo do mundo e os filmes classificados, também acontecerá um seminário internacional, sobre produção de audiovisuais para divulgar o turismo.

O evento é realizado pelo ICEL – Instituto Catarinense da Educação e do Lazer, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Funturismo. O TourFilm Brazil conta ainda com o apoio de dezenas de entidades ligadas ao turismo, no Brasil e no exterior.

Os seguintes festivais fazem parte do circuito do Cifft:
• Portugal, Barcelos: Art&Tur – International Tourism Film Festival
• Alemanha, Berlin: Das goldene Stadttor / The Golden City Gate, ITB Berlin
• Romênia, Tulcea: Document.Art
• Servia, Veliko Gladiste: SILAFEST – The International Festival of Tourist and Ecology Film
• Polonia, Plock: International Tourfilm Festival Plock
• EUA, New York: New York Festivals
• Letônia, Riga: Tourfilm Riga
• Alemanha, Berlim: Toura d’Or
• República Tcheca, Karlovy Vary: Tourfilm Karlovy Vary
• EUA, Los Angeles: US International Film and Video Festival
• Austria, Viena: 24. Internat. Wirtschaftsfilmtage
• Brasil, Florianópolis: TourFilm Brazil.

Serviço:

O Quê: TourFilm Brazil – Festival Internacional de Filmes de Turismo
Quando: De 06/05/10 a 08/05/10
Onde: Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Quanto: Aberto ao público – credenciamento prévio pelo site www.tourfilmbrazil.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img