16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

 Limpeza do Mares retorna à Ilha do Arvoredo com foco nos costões e no fundo do mar

spot_img

 Limpeza do Mares retorna à Ilha do Arvoredo com foco nos costões e no fundo do mar

spot_imgspot_img

Etapa será neste sábado (02), com saída no trapiche de Canasvieiras

Apesar de ser cuidadosamente preservada, a reserva biológica da Ilha do Arvoredo, no norte da Ilha de Santa Catarina, também sofre com o descaso daqueles que não se importam com o meio ambiente e fazem do mar seu depósito de lixo. Consequentemente, as correntes marítimas acabam levando boa parte dele aos costões e ao fundo do mar neste paraíso do mergulho em SC. Por isso, o projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), retorna a este paraíso neste sábado (02/07) para a sua 32ª etapa.

“Lamentavelmente, acho que será um triste marco na história de nossa iniciativa, que já recolheu 119,8 toneladas de lixo das águas catarinenses. Tudo o que não queremos é atingir 120 toneladas, logo neste local tão especial”, afirma Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da entidade.

Mas os prognósticos não são dos melhores. “Nossa última investida na Ilha do Arvoredo surpreendeu pela quantidade de garrafas plásticas – infelizmente um recorde na história do projeto”, conta Ferrari. Álvaro Almeida, da Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e responsável pelo mergulho no projeto, explica a dificuldade desta etapa. “Nos costões precisamos de pessoas experientes, pois são áreas de difícil acesso. Um local de embate do vento, onde vários resíduos acabam parando entre as pedras e no fundo do mar”.

Para Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista, patrocinador mantenedor do evento, “será uma ação mais do que especial. Desta vez o mergulho é o foco principal e o grande diferencial deste projeto, pois recolheremos resíduos que não estão à frente dos nossos olhos”, diz.

            A saída será no trapiche de Canasvieiras, às 7h30 e as inscrições aos voluntários ainda estão disponíveis no site limpezadosmares.com, com vagas limitadas. Quanto aos mergulhadores interessados em ajudar, basta fazer contato com a Acquanauta Floripa para avaliação, nos números (48) 3266-1137 ou (48) 99933-0062

“O Limpeza dos Mares cresce a cada ano e já é procurado por outros Países, como Inglaterra, Escócia e Itália. Fomos convidados para, em 13 de julho, participarmos do evento Blue Economy Cluster Builder, que discutirá as oportunidades e desafios para a colaboração entre a Escócia e o Brasil e onde apresentaremos nosso projeto e o histórico da ACATMAR em defesa da Economia do Mar”, comemora Ferrari.

O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa. Nesta edição conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da IlhaMedilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Paulista Balões e Infláveis, Plastkolor e Atacado Vitória.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img